Na cidade, na Igreja de Nossa Senhora da Escada, está a única imagem exposta do santo em todo Brasil. Guararema celebra o Dia de São Longuinho
O dia de São Longuinho é celebrado nesta sexta-feira (15) e conta com programação especial em Guararema, onde há a única imagem exposta do santo em todo o Brasil. Conhecido pela ajuda na hora de encontrar objetos perdidos, o santo tem muitos devotos que já foram abençoados também com outros milagres.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Na Igreja Nossa Senhora da Escada, em Guararema, São Longuinho tem um lugar especial. A imagem do santo fica exposta no local há mais de seis décadas.
“Essa imagem é a única imagem colocada para veneração dentro de uma igreja. Ela foi encontrada aqui. A igreja foi tombada na década de 40 e passou por um grande restauro. No meio de tudo isso muita coisa foi jogada lá atrás e a zeladora limpando, mexendo, achou essa imagem no meio do lixo e estava a inscrição ‘São Longuinho’. Ela era muito devota de São Longuinho, colocou a imagem aqui para veneração e aí todo mundo passou a visitar essa igreja por causa do santo”, conta João Batista Ramos Motta, pároco da igreja.
Desde então, a Paróquia Nossa senhora da Escada virou a casa de São Longuinho. A santa ganhou um parceiro pra dividir a fé dos devotos. O pedido mais comum é o de ajuda pra encontrar objetos perdidos.
“Têm duas histórias [sobre a origem dos pedidos]. A primeira é de que ele era soldado romano e o soldado era sempre muito alto, com porte muito alto, e ele tinha baixa estatura. Então, ele se virava rapidinho pelo meio das pernas dos soldados achando tudo o que era necessário, tudo o que era perdido do exército”, explica o padre.
“E a segunda talvez seja mais real e diz que ele foi canonizado pelo papa Silvestre e o papa sempre conheceu a história de São Longuinho, tinha uma devoção muito grande, mas não tinha nada que comprovasse. Ele sabia que existia alguns documentos e ele falou para São Longuinho que se ele achasse esses documentos, ele iria canonizá-lo. Passado um tempo, mexendo em gavetas perdidas, o papa achou um documento que comprovava a existência de São Longuinho”.
Mas o São Longuinho atende. Prova disso é essa coleção de objetos guardada com carinho. Ele são a materialização de gracas que foram atendidas.
Imagem que fica em Guararema é a única exposta em todo Brasil
Reprodução/TV Diário
“Durante todo ano essa igreja é muito visitada por causa de São Longuinho. Vêm [pessoas em] ônibus e vans participarem as missas aqui. Nós temos um armário com vários objetos deixados aqui para pagar promessa, para reconhecer a promessa de São Longuinho”, aponta o pároco.
E uma família devota de São Longuinho, celebra neste dia 15 com muito amor o milagre feito pelo santo na vida do casal Cátia e Alex Sandro Simplício. O fruto principal dessa união e esse milagre chama-se Maria Luiza.
Esperta e cheia de saúde Maria Luiza está completando 8 anos bem no dia em que a igreja católica celebra o santo dos objetos perdidos. “Me sinto feliz e devota”, diz a garota.
Cátia e Alex Sandro, casados há nove anos, atribuem ao santo o milagre pela chegada da filha na vida deles.
“Certamente ela foi um milagre, porque eu já tinha mais de 35 anos, a idade chegando. E, antes dela nascer, eu já tinha sofrido um aborto e meu marido também vinha de um casamento no qual a ex-esposa também sofreu um aborto. Ele tinha esse desejo de ser pai e eu queria também ter outro filho. Eu já sou mãe de uma moça, hoje com 26 anos. E a gente começou a tentar e em uma das idas a igreja de São Longuinho eu pedi para São Longuinho esse milagre porque vi na igreja alguns objetos provavelmente de mulheres que engravidaram e eu senti fortemente no meu coração esse desejo de pedir para ele essa interseção”, relembra Cátia.
O nascimento de Maria Luiza justamente no dia do santo foi uma coincidência.
“Quando fomos marcar a cesária da minha esposa, a gente até imaginava ser no dia 14 de março, que é aniversário do meu falecido pai, mas a médica não podia fazer naquele dia e foi marcado no dia 15 de março de 2016. Somente dias depois que descobri que era justamente no dia de São Longuinho. E aí comprovou mesmo que era um milagre do santo”, conta o pai.
Os pais de Maria Luiza dizem que ela foi um milagre de São Longuinho
Reprodução/TV Diário
A confiança da Cátia em São Longuinho, vem desde a infância.
“A minha vó sempre foi muito devota de São Longuinho. Ela conta uma história até da minha mãe que perdeu uma anel quando era criança. Então, minha vó sempre nos ensinou, quando a gente perdia objetos, a pedir para São Longuinho.
A pequena Maria Luiza garante que o pedido a São Longuinho funciona mesmo.
“Teve um dia, em 2023, que minha mãe tinha perdido o rg dela. Aí, ela procurou e falou ‘São Longuinho, São Longuinho, se eu achar meu RG eu sou 3 pulinhos e gritinhos. Aí ela procurou na bolsa e achou”, diz a menina.
Alesx tem algo em comum com o santo católico, ele tem baixa visão.
“Eu me identifico bastante com o santo. Quando eu conheci a história dele, de que foi um soldado romano que participou da crucificação de Jesus, quando ele espetou a lança no peito e jorrou água e sangue, naquele momento ele foi curado pela questão visual. Então, essa é uma identificação que tenho com ele, da baixa visão”, afirma.
Questionado sobre o que pediria ao santo neste momento, Alex Sandro diz que pediria paz entre os povos. “Eu pediria a paz entre as pessoas, porque, infelizmente, a gente está vivendo um momento de muita violência, em que as pessoas estão brigando por muito pouco. Então, as pessoas deveriam procurar mais a paz”.
Pra celebrar toda essa devoção especial, a paróquia em Guararema está em festa. As festividades vão até o domingo (17). Pra Isabel Cristina Grant, voluntária e devota, é sempre emocionante participar desse momento.
“Essa ansiedade, essa expectativa já começa muito tempo atrás, não só no período da festa. Acaba uma festa, a gente já vai preparando a outra para fazer cada vez melhor. É muito emocionante a devoção do povo, é muito grande, eles conseguem coisas grandes. Então, a gente se emociona bastante”, finaliza Isabel.
A parte cultural e gastronômica da festa é neste sábado (16) e domingo (17). Na quermesse, em frente à paróquia, terá a venda de doces, salgados e bebidas durante todo o dia. A igreja Nossa Senhora da Escada fica na praça Salvador Lemes Cardoso, sem número, na Freguesia da Escada. O telefone pra mais informações é o 4693-3170.
Assista a mais notícias do Alto Tietê