Unidade da Avenida Nove de Julho tinha sido penhorada por causa de dívidas. Acordo foi fechado nesta quarta-feira (31) e homologado pela Justiça. Clube Recreativa, em Ribeirão Preto (SP)
Reprodução/EPTV
O Serviço Social do Comércio (Sesc) de São Paulo acertou nesta quarta-feira (31) a compra do prédio do Clube Recreativa, na Avenida Nove de Julho, em Ribeirão Preto (SP). O valor da negociação é de R$ 44 milhões.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A Recra, como é conhecida, já tinha sido penhorada por conta das dívidas, principalmente trabalhistas, acumuladas nos últimos anos e que que chegam a R$ 40 milhões, segundo apuração da EPTV, afiliada da TV Globo.
A Recra Campo não foi negociada e os associados poderão frequentar o espaço normalmente.
Com o acordo de venda homologado pela Justiça, o pagamento deve acontecer em até cinco dias úteis contados a partir desta quarta-feira e em parcela única.
A administração da Recra terá até o dia 26 de setembro para desocupar o prédio.
Fachada da Sociedade Recreativa, a Recra, na Avenida Nove de Julho em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
De acordo com Carla Bertucci Barbieri, coordenadora da assessoria jurídica do Sesc SP, a unidade que já funciona na Rua Tibiriçá, no Centro, será mantida.
A partir de agora, um estudo será feito para saber o que será aproveitado da atual estrutura da Recra.
“Os estudos sobre o prédio da Recra são bem profundos, do aproveitamento estrutural às questões junto à prefeitura, de aprovação dos projetos, da regularização do que já está lá. São várias questões, é tudo bem complexo e nós estudamos com muito cuidado com uma equipe multiprofissional todas as especialidades de engenharia e arquitetura”.
Carla disse que a homologação também garante a preservação do patrimônio cultural e histórico do clube para a cidade e para a região.
“Para a gente, é uma alegria imensa poder contar no restabelecimento da preservação inclusive do patrimônio histórico cultural da cidade.”
Quadras de tênis da Sociedade Recreativa, a Recra, em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
O clube
Fundado em 1906, o Clube Recreativa fica no coração de Ribeirão Preto e possui uma área de cerca de 17 mil metros quadrados. Na década de 1980, formou um time de vôlei que ficou entre os melhores do Brasil e que revelou atletas como a levantadora da seleção Fernanda Venturini.
A estrutura conta com quadras, piscina semiolímpica, salões, área de convivência e academia.
A Recra chegou a ter mais de 30 mil sócios, mas, em 2021, não passavam de dez mil. Com o aparecimento dos condomínios residenciais, os clubes perderam a força a partir do fim da década de 1990. A queda na receita levou a Recra a uma dívida milionária.
Nesta quarta-feira, o advogado Regis Carlos Gonzales, que representa empregados que já deixaram o clube e também os que ainda trabalham no local, comemorou a venda, uma vez que os direitos trabalhistas do grupo serão quitados.
“Todos receberão seus créditos na integralidade, sem nenhum tempo de deságio ou desconto. Vale dizer que isso está se arrastando desde 2015, então no ano que vem completaria 10 anos. É uma satisfação muito grande resolver esse problema dos ex e dos atuais empregados.”
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região