Leilão aconteceu nesta quarta-feira (31) após uma decisão da Justiça. Terreno foi comprado por R$ 138,2 milhões. Flamengo arremata o Terreno do Gasômetro
O Clube de Regatas do Flamengo comprou o Terreno do Gasômetro, na Zona Portuária do Rio, para a construção do tão sonhado estádio do time, nesta quarta-feira (31). As obras devem ser concluídas entre 2028 e 2029.
Inicialmente, o Flamengo tem cinco dias, após a publicação da confirmação do resultado do leilão em edital, para o depósito do valor de R$ 138,2 milhões.
O montante será depositado em uma conta da prefeitura, de acordo com o presidente do clube. A partir disso, a prefeitura dá seguimento ao processo de desapropriação do terreno.
Em uma coletiva após o leilão, o corpo jurídico do Flamengo explicou que esse é um processo que precisa ser feito pela prefeitura e que não envolve o time.
Caso o fundo da Caixa não concorde com o valor pago em leilão, o banco pode discordar e travar um acordo judicial para ser indenizada. Nesse caso, o dinheiro fica com a Justiça.
“O dinheiro, caso haja uma contestação do valor pela Caixa, ele será depositado judicialmente. A gente espera que a Justiça permita a emissão da posse, que será transferida para a prefeitura e em seguida transferida de forma automática para o Flamengo”, afirma o prefeito Eduardo Paes.
Quando tudo estiver resolvido, o valor é transferido para o fundo da caixa. O Flamengo espera resolver as coisas de forma rápida para, enfim, iniciar as obras – que estão em fase de estudo.
“Havia uma demanda de um estádio para o Flamengo porque são 129 anos do maior clube do Brasil, então tinha uma demanda porque é história, isso é inadmissível. Teremos mais um equipamento que vai atrair ainda mais gente para a cidade”, declara Eduardo Paes.
Terreno é perto da Central do Brasil
Local onde Flamengo quer estádio fica perto do Maracanã
Arte/g1
O terreno do Gasômetro tem 88,3 mil metros quadrados e fica na Rua São Cristóvão, na Zona Norte. Um dos principais atrativos é a localização de fácil acesso: o novo estádio ficaria a menos de 3 quilômetros de distância da Central do Brasil e do estádio do Maracanã.
Além disso, a distância é de 750 metros da Rodoviária do Rio e um ponto agora facilmente acessado com transportes que fazem integração no Terminal Gentileza, que foi construído em uma parte do Terreno do Gasômetro.
Saindo da Central do Brasil para lá de transporte público é possível chegar em 20 minutos desembarcando no Terminal Gentileza. Também é possível desembarcar na estação de trem de São Cristóvão e seguir para o local a pé ou em outro transporte.