Mariana Marins está fazendo tratamento. Especialista diz que infecções causadas por micobactérias em procedimentos cirúrgicos estão relacionadas ao modo de esterilização dos materiais. Jornalista Mariana Martins em Goiás
Reprodução/Redes Sociais
A jornalista Mariana Martins, de 36 anos, revelou que foi infectada por uma “micobactéria” após uma cirurgia para trocar as próteses de silicone, em Goiânia. O g1 conversou com o infectologista Marcelo Daher para explicar o que são micobactérias e a infecção que afeta a jornalista; entenda abaixo.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Segundo o médico, micobactérias são agentes que podem causar doenças, como tuberculose e hanseníase. Daher explicou que elas são relativamente comuns e, se não tratadas a tempo ou se infectar pessoas que têm imunidade frágil, podem levar à morte.
Infecções causadas por micobactérias em procedimentos cirúrgicos estão relacionadas ao modo de esterilização desse material, segundo Daher. Por esse motivo, já não são mais tão recorrentes, embora ainda sejam consideradas comuns.
LEIA TAMBÉM:
VEJA RELATO: Jornalista revela infecção por micobactéria após cirurgia plástica
PMMA: Enfermeira é suspeita de causar lesões e infecções em pacientes ao fazer procedimentos estéticos usando PMMA, em Goiânia
VEJA CONVERSAS: Pacientes ficaram com rostos deformados após procedimentos estéticos
Mariana diz que fez a cirurgia para trocar as próteses de silicone em março deste ano. Alguns dias após o procedimento, sentiu dor e queimação na mama direita.
O cirurgião responsável, então, retirou o líquido acumulado abaixo da cicatriz, deu pontos e enviou um pedaço do tecido a um laboratório para exame. O exame constatou que a jornalista estava com uma “micobactéria de crescimento rápido”.
“O meu infectologista foi categórico em dizer que contrai durante a cirurgia, mas ele não sabe dizer se estava na prótese ou em qual local estava contaminado. Ele foi categórico: ‘Antes da cirurgia você não tinha isso, você contraiu durante a cirurgia'”, explicou Mariana.
O g1 tentou contato com o hospital onde Mariana fez a cirurgia, mas não obteve um posicionamento até a última atualização desta reportagem.
Tratamento
Jornalista revela infecção por micobactéria após cirurgia plástica
Por recomendação médica, a jornalista tirou as próteses e está fazendo tratamento com antibióticos. “A questão emocional, hoje, é o que mais me abala, o medo de outras coisas. Talvez uma doença oportunista possa me afetar nesse momento”, desabafou Mariana.
Segundo o infectologista ouvido pelo g1, em geral, os sinais e sintomas de infecções causadas por micobactérias demoram um pouco a aparecer. Mas, de fato, o tratamento é feito com antibióticos e a retirada da prótese.
“A retirada da prótese é algo muito importante, tendo em vista que o antibiótico não consegue tratar a prótese. A retirada é a melhor conduta, porque faz com que a resposta clínica seja mais rápida”, explica.
Segundo o médico, o tratamento varia de tempo, sendo um tempo maior do que o habitual para infecções comuns, mas não chegando a ser muito grave.
“Mas não deixa de ser um problema desagradável, porque causa transtorno em relação à estética, porque tem que retirar a prótese, o tempo de tratamento e a recolocação da prótese ou a nova cirurgia”, diz.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
Jornalista Mariana Martins em Goiás
Reprodução/Redes Sociais
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás