10 de janeiro de 2025

Pane em Congonhas: oito voos são transferidos para Viracopos; veja lista

Falha no abastecimento externo de energia afetou a torre de controle em São Paulo por 1h30, por isso, voos foram desviados para Campinas. Terminal do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)
Maurício Simionato/Viracopos
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu, na tarde desta sexta-feira (15), oito voos que tinham como origem o Aeroporto de Congonhas. O terminal na capital teve a operação suspensa de 14h25 até 15h50 por falha no fornecimento de energia.
Segundo a concessionária que administra Viracopos, em três dos oito voos os passageiros desembarcaram no aeroporto e foram levados de ônibus até a capital paulista.
🔔 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Nos outros cinco, segundo a última atualização às 17h00, os passageiros permaneciam na aeronave em solo aguardando autorização de decolagem para Congonhas.
Veja lista de voos desviado para Viracopos:
Voo G31687 – Uberlândia (Gol)
Voo G31525 – Salvador (Gol)
Voo JJ3473 – Goiânia (Latam)
Voo ACN5210 – Rio de Janeiro (Conecta)
Voo AD6503 – Belo Horizonte (Azul)
Voo AD6019 – Curitiba (Azul)
Voo JJ3079 – Florianópolis (Latam)
G322145 – Rio Novo (Gol)
Suspensão de pousos e decolagens
Aeronaves da Gol aguardam em solo normalização do Aeroporto de Congonhas
Reprodução/TV Globo
O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, teve a operação de pousos e decolagens suspensa às 14h25 desta sexta-feira (15) após falha de energia. Por volta de 15h50, a operação foi retomada e aeronaves voltaram a decolar.
Segundo a Aena, concessionária que administra o aeroporto, houve uma falha no abastecimento externo de energia, que afetou a torre de controle. “A concessionária de energia já foi acionada para a solução do problema. Todas as operações de pouso e decolagem foram suspensas até o restabelecimento da energia”, diz nota.
Há relatos de passageiros que estão há uma hora dentro do avião. Passageiros também reclamam do calor extremo por causa do ar condicionado desligado no saguão do aeroporto. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a temperatura máxima prevista para esta sexta é de 35°C.
Initial plugin text
Em nota, a Latam informou que “a suspensão de pousos e decolagens do aeroporto de Congonhas na tarde desta sexta-feira (15/3) forçou a companhia a alternar ou cancelar parte de seus voos em São Paulo. Esta é uma situação totalmente alheia ao controle da companhia, que está prestando a assistência necessária aos passageiros. A LATAM adota todas as medidas técnicas e operacionais para garantir uma operação segura a todos”.
Aeroporto de Congonhas
Cíntia Acayaba/g1
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias