Arthur Nogueira (ao centro) forma o trio Sopro com Leonardo Chaves (à direita) e Mateus Estrela
Vitória Leona / Divugação
♪ Trio de música eletrônica formado em Belém (PA), Sopro desponta no horizonte brasileiro a partir de hoje, 1º de agosto, com a edição do single Luz azul, amostra inicial de EP também intitulado Sopro e programado para chegar ao mundo neste mesmo mês de agosto de 2024.
Sopro é trio formado pelos artistas paraenses Arthur Nogueira (voz e letras), Leonardo Chaves (baixo, sintetizador, guitarra e programação) e Mateus Estrela (piano elétrico, sintetizador e programação). Todos os três nasceram em Belém (PA) – em 1988, 1996 e 1995, respectivamente – e são produtores musicais, tendo dado forma na pandemia de covid-19 a um álbum emergencial de Adriana Calcanhotto, Só (2020).
Dos três integrantes do Sopro, Arthur Nogueira é o nome com maior visibilidade nacional, por ser também cantor e compositor com músicas já gravadas por vozes como as das cantoras Cida Moreira, Fafá de Belém, Filipe Catto e Gal Costa (1945 – 2022), intérprete original do rock Sem medo nem esperança (2015), parceria de Nogueira com o poeta Antonio Cicero.
O trio Sopro é banda cuja sonoridade é caracterizada como “música eletrônica experimental”, embutindo referências de house e indie rock em diálogo com a canção brasileira por meio da poesia, traço recorrente no cancioneiro autoral de Nogueira.
Além de Luz azul, o EP Sopro apresenta outras três músicas inéditas de autoria dos integrantes do trio. Esboço, Espelho e Felicidade são as outras três composições do disco, completado com remix de Luz azul formatado por Mateus Estrela, produtor musical especialista em mixagem de áudio.
A capa do EP Sopro é assinada pela fotógrafa paraense Vitória Leona, também autora das imagens promocionais do trio de Belém (PA).
Capa do EP ‘Sopro’, do trio Sopro
e arte de Vitória Leona