Em 1 de agosto, comemora-se a cepa branca típica da fronteira entre Espanha e Portugal. O norte da Península Ibérica, na fronteira entre Espanha e Portugal, concentra quase toda a produção de Alvarinho, uva branca que elabora vinhos frutados, florais e refrescantes, que são perfeitos sozinhos ou para acompanhar diversos tipos de culinária. À essa uva muito apreciada no mundo todo é dedicada uma data, que é celebrada em 1 de agosto.
Em Portugal, a Alvarinho é típica das regiões do Minho e Vinhos Verdes DOC onde dá vida a brancos frescos, aromáticos e, com frequência levemente frisantes. Na Espanha, onde é apelidada de Albariño, é cultivada na região de Rías Baixas, na Galícia.
Costuma ter aromas de melão e cítricos, como toranja e bergamota, além de maçã verde e pêssego. Entre a notas florais, tília e acácia. Essa expressividade aromática torna a Alvarinho uma variedade perfeita para combinar com culinárias saborosas e ricas em especiarias, como tailandesa, marroquina e indiana.
Apesar da diferença de nomes, Alvarinho e Albariño são a mesma uva. O que muda é o terroir: na Espanha, a Albariño ganha notas minerais e salinas, por causa do solo granítico e da influência atlântica; já em Portugal, os rótulos costumam ser mais intensos, complexos, persistentes e encorpados.
Nesse Dia da Alvarinho, que tal conhecer quatro rótulos imperdíveis, dois de Portugal e dois da Espanha?
Chan de Rosas Albariño Clásico
Vinho espanhol da Denominação de Origem de Rías Baixas, na Galícia, com excelentes notas frutadas, florais e minerais. Passa por um processo de contato com as leveduras que confere maior complexidade de aromas e sabores. Perfeito sozinho ou para acompanhar pratos de fruto do mar.
Divulgação
Chan de Rosas Cuvée Especial Albariño
Este vinho branco é fresco, persistente e untuoso em boca, além de apresentar aromas intensos de flores e frutas brancas, com notas cítricas e minerais. Parte da bebida (15%) estagia em barricas novas de carvalho francês por aproximadamente 6 meses. Excelente sozinho, também acompanha bem queijos, tapas e bruschettas.
Divulgação
Alvarinho Portal do Fidalgo
Este branco português, da região de Monção e Melgaço, tem aroma elegante e muito rico, com notas cítricas, de flores e frutos tropicais. No paladar, é frutado, mineral e fresco. Além de ótimo como aperitivo, combina com peixes e mariscos.
Divulgação
João Portugal Ramos Alvarinho DOC
O renomado enólogo português João Portugal Ramos assina este vinho branco de aromas intensos, cítrico e floral com notas de frutos tropicais. É elegante e envolvente, apresenta ótima acidez e notas minerais. É perfeito para acompanhar queijos brancos, peixes, bacalhau e frutos do mar.
Divulgação
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.