O pai de Kamala nasceu na Jamaica. A mãe, na Índia. Como em muitos países do mundo, nos Estados Unidos cabe somente ao indivíduo definir sua identidade racial. Trump ataca Kamala Harris e sugere que ela usa identidade negra por razões políticas
O ex-presidente Donald Trump recorreu a um ataque cunho racista contra a provável adversária dele nas urnas, Kamala Harris, em uma aparente tentativa de dividir os eleitores potenciais dela.
Três mulheres, negras e jornalistas deram boas-vindas a Donald Trump. O ex-presidente e candidato republicano à Casa Branca estava prestes a falar por 35 minutos na conferência da Associação de Jornalistas Negros dos Estados Unidos, na quarta-feira (31), em Chicago. Mas, foi o que ele disse em menos de 30 segundos que repercutiu internacionalmente. A jornalista Rachel Scott perguntou:
“O senhor acredita que a vice-presidente Kamala Harris só está na corrida porque ela é uma mulher negra?”
Trump respondeu:
“Eu acho que não. Acho que é uma coisa um pouco diferente. Eu a conheço há muito tempo, indiretamente, não diretamente. Ela sempre teve herança indiana e ela sempre promoveu essa herança indiana. Eu não sabia que ela era negra até alguns anos atrás, quando ela, de repente, se tornou negra. Eu sei que ela quer ser reconhecida como negra. Mas não sei: ela é indiana ou negra?”.
Trump insinua que Kamala Harris só se declara negra por interesse eleitoral
Reprodução/TV Globo
Horas depois da declaração de Trump, a vice-presidente se pronunciou em um evento em Houston, no Texas. Disse que o ex-presidente deu “o mesmo show de sempre” e que os americanos precisam de um líder que entenda que diferenças deixam o país mais forte.
Kamala rebate comentário de cunho racista de Trump: “o mesmo show de sempre”
Reprodução/TV Globo
O pai de Kamala Harris nasceu na Jamaica. A mãe, na Índia. A candidata foi formada por várias instituições negras, como a Universidade Howard. Andra Gillespie, pesquisadora sobre política afro-americana, afirmou:
“Kamala Harris já deixou muito claro que ela é negra e tem herança genética da Índia. Ela não esconde nenhuma das duas identidades, mas o que Donald Trump fez foi tentar impor a ela uma identidade racial”.
Kamala na infância
Reprodução/TV Globo
Como em muitos países do mundo, nos Estados Unidos cabe somente ao indivíduo definir sua identidade racial. Um exemplo é formulário de uma clínica médica, que pede para a pessoa se identificar como: asiática, branca, negra, latina-americana. E dá para marcar mais do que um opção.
Formulário nos EUA pede para pessoa indicar com qual raça ela se identifica
Reprodução/TV Globo
Não foi a primeira vez que Donald Trump atacou políticos negros. Ele sugeriu repetidas vezes que o então candidato democrata Barack Obama tinha nascido no Quênia. A lei dos Estados Unidos exige que o presidente do país seja americano. Depois de muito pressionado, Obama mostrou a certidão que diz: local de nascimento – Havaí.
O cientista político da Universidade de Washington, Jake Grumbach, afirmou que os ataques de Donald Trump são uma estratégia para dividir o país.
“Ele tem buscado consistentemente uma política de guerra cultural, em vez de um programa político. Ele resolveu focar nas características de raça e étnicas de Kamala Harris em uma tentativa de gerar divisão, por exemplo, entre os eleitores afro-americanos, considerando se são descendentes de americanos escravizados do sul ou do Caribe, ou descendentes de imigrantes caribenhos ou descendentes de imigrantes da África”.
LEIA TAMBÉM
Trump ataca Kamala Harris e sugere que democrata usa sua identidade negra por razões políticas
Líderes do Partido Republicano pedem aos colegas que evitem ataques racistas e sexistas contra Kamala Harris