10 de janeiro de 2025

Origens, produção e benefícios: conheça o universo do chocolate brasileiro

O Globo Repórter desta sexta-feira (15) revela os processos de produção desde o cacau até a barra. Origens, produção e benefícios: conheça o universo do chocolate brasileiro
O Globo Repórter desta sexta-feira (15) mostrou como o Brasil tem se destacado na produção de chocolate. O programa destacou o poder do cacau no país, os benefícios para a saúde e como acontece a transformação do fruto em deliciosas barras de chocolate.
Nos estados do Pará e da Bahia, a equipe conheceu as histórias dos produtores que estão colocando o Brasil em destaque no setor cacaueiro (veja mais abaixo).
Origens, produção e benefícios: conheça o universo do chocolate brasileiro
Reprodução/TV Globo
Como o cacau surgiu nas florestas das Américas
Conheça a história da produção de cacau nas florestas das Américas
Ninguém sabe ao certo quando e como o cacau surgiu na floresta das Américas. Alguns estudos apontam sua existência há sete mil anos.
Para civilizações como os Maias, na América Central, a bebida achocolatada era considerada um alimento dos deuses. Enquanto no Brasil, os povos ancestrais a usavam como elixir de guerra.
‘É o ouro da Amazônia’
‘É o ouro da Amazônia’: como cultivo de cacau mudou a vida de produtores no Pará
A equipe foi até o Baixo Tocantins, em Mocajuba, no Pará em busca do cacau que nasceu em árvores centenárias como na casa do Luiz Eduardo Sousa Rodrigues.
“Não é adubado, ninguém coloca adubo, não. É a força da terra mesmo da natureza. É o ouro da Amazônia.”
O cacau do seu Luiz virou “ouro” há poucos anos. Foi após ele e o genro Ellon aprenderem a fermentar e secar a amêndoa. Assim, o que antes era apenas uma semente vendida in natura sem valor agregado, passou a ser matéria-prima para chocolates finos.
Cacau produzido na Amazônia é transformado em chocolate fino em fábrica em SP
Essa transformação na família do Luiz começou a quase três mil quilômetros, em São Paulo, com a chocolatier e empresária Luísa Abram. Das amêndoas colhidas em diferentes pontos nas florestas amazônicas, ela produz cerca de 60 mil chocolates finos por mês.
“A gente olhando para trás tudo que a gente fez, todas as viagens, todos os perrengues. É muito trabalho e muito esforço”, afirma.
Cacau amazônico é usado na produção de chocolate fino em fábrica em SP
Reprodução/TV Globo
A tradição que voltou a reinar no sul da Bahia
Cabruca: conheça sistema de cultivo de cacau que voltou a reinar no sul da Bahia
No sul da Bahia, a tradição do cultivo de cacau está ressurgindo com uma abordagem mais justa e sustentável.
Marina Paraíso, uma agrônoma local, cresceu entre plantações e transformou seu amor pelo cacau em profissão. Ela representa a nova geração que resgata antigas tradições, cultivando cacau de forma sustentável no sistema agroflorestal conhecido como cabruca, que está ganhando forças novamente.
“Cabruca, na verdade é um sistema agroflorestal onde o cacau é cultivado a sombra das árvores nativas ou não que a gente tem aqui no sul da Bahia na Mata Atlântica, então é um sistema sustentável de conservação produtiva onde o cacau vive muito bem convive muito bem com essas árvores”.
Durante a colheita do cacau, a seleção do fruto ocorre de forma manual. Da mata, o cacau segue direto para as caixas de fermentação natural.
Cabruca: sistema de cultivo de cacau que voltou a reinar no sul da Bahia
Reprodução/TV Globo
Do fruto, se aproveita tudo!
Bebida, prato salgado, sobremesa: descubra diferentes formas de aproveitar o cacau
A equipe também visitou Serra Grande, um distrito entre Ilhéus e Itacaré, onde conheceu a gastróloga Cristiniana Rosa da Conceição. Em seu restaurante, o cacau está presente em cada detalhe, desde drinks até sobremesas. Veja no vídeo acima.
“Olhar para o cacau não só como chocolate, mas olhar também como outros pratos”, destaca.
Duas vezes por semana, a cozinha do restaurante da Cristina vira um laboratório culinário, em que ela ensina aos alunos como reaproveitar todos os componentes do cacau, desde a casca até o caroço, em pratos como vinagrete, chá, sorvete e até carpaccio.
Bebida, prato salgado, sobremesa: as diferentes formas de aproveitamento do cacau
Reprodução/TV Globo
Alimento que faz bem para o coração
Chocolate pode trazer benefícios para o coração
O chocolate não é apenas um doce para a alma, mas também pode trazer benefícios para o coração, como explicou Eliete, uma pesquisadora de Salvador.
“O chocolate tem substâncias que causa benefícios à saúde. Possuem compostos fenólicos que são importante para a saúde cardiovascular e são anti-inflamatórios, anticancerígenos , antiteratogênico e são bastante estudados”, destaca.
Além disso, o chocolate contém cafeína e teobromina, que são estimulantes naturais, e feniletilamina, que aumenta os níveis de serotonina, promovendo uma sensação de bem-estar. No entanto, para colher esses benefícios, é necessário que o chocolate tenha no mínimo 70% de cacau.
“Mas não pode usar o chocolate todos os dias , porque ele é muito calórico. É uma gordura saturada que tem que ter certos cuidados ao ingerir.”
Os benefícios do chocolate
Reprodução/TV Globo
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:
A

Mais Notícias