10 de janeiro de 2025

Amazonas inicia primeira etapa da última campanha de vacinação contra febre aftosa

Campanha pretende alcançar 41 municípios do estado este ano. Imunizante deverá ser aplicado até dia 30 de abril.
Divulgação/Secom
Iniciou nesta sexta-feira (15) a primeira etapa da última campanha de vacinação ‘Amazonas sem Febre Aftosa’ em 41 municípios do estado. O imunizante será aplicado até 30 de abril e a notificação junto à Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) deve ser feita até 15 de maio.
Para adquirir a vacinação, os produtores devem se dirigir às casas agropecuárias ou no escritório do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) da cidade onde vivem.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo o governo do estado, esta deve ser a última campanha, após a inclusão do Amazonas entre os estados que pleiteiam o status Livre de Aftosa sem Vacinação já a partir do próximo ano.
Investimento
Desde 2019, o Amazonas já investiu R$ 4,1 milhões na compra de 1.534.610 doses do imunizante, a fim de alcançar o status de estado livre da febre aftosa sem vacinação.
Somente este ano, a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) investiu aproximadamente R$ 1,6 milhão, proporcionando a aquisição de 375 mil doses. Durante a primeira fase, a campanha visa atingir os bovídeos de todas as idades.
A meta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) é que o Brasil se torne totalmente livre da doença sem vacinação até 2026.
A partir de 1º de maio de 2024, haverá restrição na movimentação de animais e produtos entre os estados que suspenderam a vacinação e aqueles que ainda a praticam.
Vídeos mais assistidos do Amazonas

Mais Notícias