Soldado Cauan Czyzewski Nardes, de Cruz Alta, costuma publicar vídeos de resgates no Instagram. Bombeiro compartilha nas redes sociais rotina de resgate de animais no RS
A rotina de trabalho do Corpo de Bombeiros envolve situações extremas. Incêndios, resgates, salvamentos e outras ações acontecem todos os dias nas unidades do Rio Grande do Sul e do Brasil. Mostrar como esse trabalho é feito tem sido uma prática do soldado Cauan Czyzewski Nardes, de Cruz Alta, no Noroeste do RS. Entre os casos que chamam a atenção estão os resgates de animais.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Os vídeos produzidos pelo soldado Cauan Czyzewski Nardes e a equipe do Corpo de Bombeiros de Cruz Alta são publicados no Instagram, nas contas do soldado e do batalhão.
Um deles, de um filhote de gato em meio a um incêndio: o caso aconteceu em uma casa no bairro Planalto em Cruz Alta, no último domingo (10). O fogo consumiu parte da estrutura da casa e a única moradora não se feriu. Porém, durante o trabalho de controle do incêndio, Czyzewski e seu colega encontraram o felino. Cada vez que o gato miava em desespero, os bombeiros conseguiam se aproximar da origem do som.
“Fomos indo em direção ao quarto, estava difícil de identificar. A gente resolveu se abaixar. Levantamos a cama e tinha um gatinho ali, um filhote de poucos meses que estava miando. Ele não conseguia sair dali. Tinha se queimado um pouco, teve um pouco de queimaduras na parte inferior do pelo da barriga, também um pouquinho nas patas e provavelmente ele deve ter inalado um pouco de fumaça, estava um pouco desorientado”, conta.
Após o resgate o gato foi entregue a vizinhos que estavam do lado de fora. Outros animais que também viviam na casa conseguiram escapar sozinhos segundo o soldado.
Bombeiro resgata cachorro abandonado no RS
Em outra situação, no dia 6 de março, a equipe do Corpo de Bombeiros de Cruz Alta resgatou um cachorro preso embaixo de uma casa. A dona da residência solicitou ajuda ao sentir o odor do animal, que se refugiou no local com uma série de ferimentos.
“É comum que pessoas abandonem os animais nessa região. E aí vai acumulando muito animal e eles acabam brigando por território e alimento. Esse cachorro parecia ter sido abandonado há poucos dias e tinha vários ferimentos nas patas, já com larvas e tudo mais. Então achamos que, para se defender, se alojou embaixo da casa”, conta.
A moradora pediu a remoção do animal e que fosse levado para atendimento. Para isso, os bombeiros precisaram rastejar pelo assoalho e puxar o cachorro para fora.
“Conseguimos tirar, ele estava bem tranquilo, não foi agressivo nem nada. Ele estava bem machucada e já não conseguia caminhar”, lembra.
Depois do resgate, o cachorro foi encaminhado ao Samu Pet de Cruz Alta para receber atendimento veterinário. Segundo o órgão, o animal está se recuperando bem, é doce e amoroso, e precisará de um lar tiver alta.
Soldado Cauan Czyzewski Nardes, de Cruz Alta, compartilha rotina de resgates nas redes sociais
Reprodução/Arquivo pessoal
VÍDEOS: Tudo sobre o RS