Imagens mostram lavas sendo lançadas ao ar, em contraste nítido com o céu escuro. Vulcão na Islândia entra em erupção pela 4ª vez em três meses
Um vulcão na Islândia entrou em erupção pela quarta vez em três meses, informou o escritório meteorológico do país neste sábado (16). Imagens no momento da erupção mostram lavas sendo lançadas ao ar, em um nítido contraste com o céu escuro da noite. (Veja no vídeo acima)
As autoridades locais já vinham alertando sobre a possibilidade de uma nova erupção. O vulcão fica na península de Reykjanes, ao sul da capital da Islândia, Reykjavik.
Após o início da erupção, o serviço meteorológico do país publicou um alerta em seu site oficial. Até então, o aeroporto de Keflavik, em Reykjavik, permanecia aberto tanto para partidas quanto para chegadas.
A polícia islandesa disse ter declarado estado de emergência para a área, enquanto a Defesa Civil enviou um helicóptero para avaliar a extensão da erupção.
O luxuoso spa geotérmico Blue Lagoon, nas proximidades, fechou imediatamente suas portas, como fez durante erupções anteriores.
“Evacuamos e fechamos temporariamente todas as nossas unidades operacionais”, disse o operador em seu site. “Permaneceremos fechados até domingo, 17 de março. Mais atualizações e informações serão fornecidas aqui conforme estiverem disponíveis”, acrescentou.
VÍDEO: vulcão na Islândia entra em erupção pela 4ª vez em três meses
LiveFromIceland.is via Reuters
Turismo vulcânico
A Islândia, que tem uma extensão semelhante à do estado norte-americano de Kentucky, possui mais de 30 vulcões ativos. Por isso, a ilha no norte da Europa se tornou um destino privilegiado para o turismo vulcânico — um segmento que atrai milhares de aventureiros.
Em 2010, nuvens de cinzas de erupções do vulcão Eyafjallajokull, no sul da Islândia, se espalharam por grandes partes da Europa, cancelando cerca de 100 mil voos e forçando centenas de islandeses a deixarem suas casas.
As erupções vulcânicas na península de Reykjanes são conhecidas como erupções fissurais, que geralmente não causam grandes explosões ou dispersão significativa de cinzas na estratosfera.
No entanto, os cientistas temem que elas possam continuar por décadas. Por isso, as autoridades islandesas começaram a construir diques (barreiras) para desviar os fluxos de lava e proteger casas e áreas de infraestrutura.
Outras erupções
O vulcão entrou em erupção pela última vez no início de fevereiro, interrompendo o aquecimento da região para mais de 20 mil pessoas com a destruição de estradas e dutos. Em janeiro, lavas incendiaram várias casas em uma cidade de pescadores.
Localizada entre as placas tectônicas da Eurásia e da América do Norte, entre as maiores do planeta, a Islândia é um ponto quente sísmico e vulcânico, já que as duas se movem em direções opostas.
* Com informações da Reuters