Especialistas reforçam aspectos positivos da bebida milenar. Moradora de Sorocaba (SP) compartilha experiências com os diferentes sabores. Chá de hibisco é um dos mais vendidos em lojas de produtos naturais de Sorocaba
Luiz Gustavo Medeiros/TV TEM
Considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a bebida mais consumida do mundo depois da água, o chá é uma opção milenar que serve tanto para dias mais quentes, com opções geladas, quanto para aquecer os dias mais frios.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Regina Lúcia Alves é cozinheira e o que ela mais gosta de preparar na cozinha de casa não é um prato específico, mas, sim, uma bebida quentinha. “Muitos têm o hábito do cafezinho no final da tarde. O meu hábito é a xícara de chá. Eu procuro [beber] sempre”, conta.
Regina Lúcia Alves consome chás desde muito nova e continua com a tradição até hoje
Luiz Gustavo Medeiros/TV TEM
A nutricionista Tayna Miranda reforça as variedades de chás encontradas no mercado. “Cada vez mais temos chás prontos, com opção zero [açúcar], ou chás que você prepara em casa, e tem a opção de não incluir açúcar”, afirma.
“Você pode tomar o chá acompanhado de uma fatia de bolo, com um biscoitinho… Vai do gosto de cada um, mas o chazinho, principalmente em dias mais frios, no final da tarde, não tem coisa melhor. O chá é como um abraço que aquece o coração”, comenta Regina.
E, para deixar o sabor da bebida ainda melhor, é possível acrescentar outras especiarias.
Procura por chás quentes aumenta nos dias gelados
“Dá para utilizar complementos de chás, como anis, canela, cravo. Você pode preparar o chá que já gosta, por exemplo, o chá de hortelã, e acrescentar o gengibre, que vai ajudar a fortalecer a imunidade e, ainda, ter o sabor que gosta”, reforça Tayna.
“Chá de casca de laranja, gengibre e chá-verde são chás que a gente pensa muito em tomar gelado, no verão, mas pode também tomar quentinho no inverno, como opções energéticas, que ajudam para começar o dia e conseguir enfrentar melhor o friozinho”, continua a nutricionista.
Opções de ervas naturais que agradam todo o tipo de paladar
Luiz Gustavo Medeiros/TV TEM
Conforme a necessidade
Na loja de produtos naturais da vendedora Lena Serra, os sabores que as pessoas mais procuram variam conforme o que estão sentindo no momento. “Se estiver com sintomas de gripe, o chá de guaco vai ajudar na parte da garganta. A hortelã também vai ajudar e até o hibisco.”
“As pessoas vêm aqui como se fosse uma farmácia mesmo, mas uma farmácia natural. A gente vai orientando [na escolha dos chás] conforme a necessidade”, afirma Lena. De acordo com ela, são vários os pedidos de indicações para aliviar dor de cabeça e cólica, por exemplo.
Lena Serra ajuda o cliente a escolher o chá dependendo do organismo de cada um
Luiz Gustavo Medeiros/TV TEM
Já Paulo Batista, proprietário de uma loja de produtos naturais no Centro de Sorocaba (SP), afirma que há mais de 100 tipos de chás, com vendas a granel, em que o cliente compra a quantidade que quiser ou pacotes fechados de marcas específicas.
“Chás que usávamos antigamente e que temos memória afetiva”, conta Paulo.
“Fala-se muito ‘coisa de vó’. Acho que nós temos que voltar mais para o que é natural, assim como o chazinho. Se você adquirir o hábito, você não consegue parar de consumir, porque realmente é gostoso e é benéfico”, finaliza Regina, que ama a bebida.
Na loja de Paulo Batista são diversas opções para o cliente escolher
Luiz Gustavo Medeiros/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM