Imóvel de quatro andares em Guarujá (SP) foi o último em que Pelé morou. Ele viveu por anos na mansão ao lado da viúva Márcia Aoki, a quem deixou o imóvel. Por se sentir solitária e devido aos altos custos de manutenção, ela entregou as chaves do casarão ao enteado Edinho, responsável pelo espólio. Última mansão que Pelé morou foi deixada para viúva em testamento
Imobiliária Cássio Imóveis Acapulco e Reprodução/Instagram
A última mansão em que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morou antes de morrer, em dezembro de 2022, tinha quatro andares, quase 4 mil m² e foi adaptada para o ex-jogador, que estava com a locomoção restrita. A solidão e o alto custo de manutenção levaram a viúva sair do imóvel em Guarujá, no litoral de São Paulo. Veja mais detalhes sobre o casarão abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O imóvel foi deixado por Pelé, em testamento, à companheira Márcia Aoki, mas, apesar disso, devido às circunstâncias citadas acima, ela decidiu entregar as chaves ao filho do Rei do Futebol, Edson Cholbi Nascimento, o Edinho.
O ex-goleiro é o responsável por administrar os bens do pai, e ficará responsável por cuidar do imóvel até que o processo judicial da herança seja concluído. Ele se tornou inventariante do espólio [conjunto de bens, direitos e dívidas] deixados pelo Rei do Futebol após a viúva abrir mão da responsabilidade.
De acordo com o advogado da mulher, Luiz Kignel, Pelé e Márcia moraram por anos na mansão com vista para o mar da Praia de Pernambuco, em Guarujá. No imóvel, o casal gostava de receber familiares e amigos.
“Imagina era gente do mundo todo. Uma casa enorme, de andares, com elevador, é uma casa gigantesca”, disse Kignel.
A mansão
Pelé gravava vídeos para as redes sociais na casa da Praia de Pernambuco, em Guarujá (SP)
Reprodução/Instagram
Conforme apurado pelo g1, o casarão, que quatro andares além do térreo. Ele precisou ser adaptado para facilitar a locomoção do ex-jogador, cuja mobilidade estava restrita. Um elevador foi instalado e a academia foi configurada com equipamentos de fisioterapia.
A decoração da mansão permaneceu a mesma. Obras de arte, fotos de conquistas de Pelé e até uma estátua do ex-jogador poderiam ser apreciadas pelos amigos e familiares do casal. Confira o que tinha em cada andar:
No térreo, havia uma garagem com vagas para aproximadamente seis carros e um hall de entrada acessível por elevador.
A lavanderia e a academia configurada para uma pessoa acamada, como equipamentos de fisioterapia e maca, ficavam no primeiro andar.
Como Kignel disse que o casal gostava de receber visitas, o segundo pavimento tinha ao menos cinco quartos para hóspedes.
Já o terceiro, ficavam a cozinha e a área social. Este andar contava com churrasqueira, cinema, mesa de sinuca e piano, além de duas piscinas e o deck com vista para a praia, que é possível ver na foto de Márcia e Pelé acima.
Por fim, o quarto andar era exclusivo para a suíte do casal.
Por que a viúva saiu da casa?
Márcia Aoki saiu da mansão onde viveu com Pelé e se mudou para um apartamento. Luiz Kignel, explicou que a casa é enorme, ela se sentia solitária e a manutenção é muito cara.
“Márcia está viúva e sozinha. Ela ainda está reclusa em respeito ao luto e a casa tem uma manutenção muito cara e ela se sentia muito solitária ali”, disse o advogado. “Não mais residindo e enquanto não houver partilha, a responsabilidade é do espólio. O inventariante [Edinho] recebeu as chaves e passa a custear”, acrescentou.
Mansão é da viúva
À esquerda, Pelé e o filho Edinho. À direita, ex-jogador com a viúva Márcia Aoki na mansão deixada para ela em testamento
Reprodução/Instagram
Kignel destacou que a casa continua sendo de Márcia, já que Pelé deixou o imóvel para mulher em testamento.
Segundo o advogado, a viúva ainda não decidiu o que fazer com a mansão, pois o processo judicial de inventário ainda não foi concluído, e o imóvel ainda não foi transferido oficialmente para o nome dela.
O advogado Augusto Miglioli, que representa o filho do Rei do Futebol, informou à equipe de reportagem que a mudança de Márcia não teve envolvimento da família de Pelé, ou seja, ninguém pediu para que deixasse o imóvel.
O representante de Edinho confirmou ainda que a responsabilidade dos custos e despesas da casa passou a ser do espólio.
Outra fase
Imagens de drone mostram situação de abandono de mansão deixada por Pelé
Antes de mudar para o casarão com a esposa, Pelé morava em uma outra mansão, no mesmo bairro. O penúltimo imóvel foi pensado em uma outra fase da vida do ex-jogador, sendo cenário de uma série e palco de festas com amigos, muitos deles famosos.
A situação, no entanto, mudou e repercutiu nacionalmente nos últimos meses. O casarão, que foi avaliado em R$ 8 milhões, está em estado de abandono e foi colocado como garantia de uma outra dívida — ou seja, pode ir a leilão.
A casa ocupa um quarteirão na Praia de Pernambuco, em Guarujá, e possui atrativos como piscina, quadra de tênis, bar e campo de futebol. O terreno tem uma área de 3.849,5 m².
O advogado de Edinho negou as alegações de moradores locais e afirmou que o imóvel não está abandonado. A equipe de reportagem entrou em contato novamente com a defesa para um posicionamento sobre as dívidas, mas não obteve retorno.
Quem são os herdeiros do Rei do Futebol?
Filhos de Pelé fizeram exames para identificar possível nova irmã citada em testamento.
Reprodução
Pelé indicou em testamento o desejo de que a viúva Márcia Aoki ficasse com 30% dos bens dele, incluindo uma casa em Guarujá. Os outros 70% foram divididos entre os herdeiros:
Filhos de Pelé com Rosemeri dos Reis Cholbi (1º casamento):
Edson Cholbi Nascimento, o Edinho
Kely Cristina Cholbi Nascimento
Jeniffer Cholbi Nascimento
Filhas reconhecidas pelo Pelé:
Flávia Kurtz Arantes do Nascimento
Sandra Regina Arantes do Nascimento Felinto
No caso de Sandra, que já é falecida, Octavio Felinto Neto e Gabriel Arantes do Nascimento Felinto, netos de Pelé, dividirão entre si a parte da herança dela.
Filhos de Pelé com Assíria Nascimento (2° casamento):
Joshua Seixas Arantes do Nascimento
Celeste Seixas Arantes do Nascimento
A enteada de Pelé, Gemima Lemos Macmahon, que é filha de Assíria e irmã de Joshua e Celeste, entrou com um pedido na Justiça e foi reconhecida como filha socioafetiva de Pelé e, dessa forma, considerada como uma das herdeiras.
O processo de inventário, no entanto, está em segredo de Justiça. Conforme registrado no documento, a justificativa do desembargador Miguel Brandi, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), foi de que esta é uma ação envolvendo uma “pessoa conhecida e reconhecida mundialmente”.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos