Prática ilegal é relatada por vários clientes de Juazeiro do Norte. Em alguns casos, taxas adicionais chegam a dobrar o valor da corrida. Associação de motoristas de aplicativos afirma que profissionais estão insatisfeitos com percentuais das plataformas. Motoristas de aplicativo dizem que a plataforma não repassa o valor justo pelas viagens.
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Consumidores de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, denunciam que motoristas de aplicativos têm cobrado valores extras nas viagens. Uma cliente que prefere não se identificar relata que, em alguns casos, a cobrança extra dos profissionais eleva o preço final da corrida ao dobro do valor regular.
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“Tentei por volta de quatro vezes, com quatro motoristas diferentes, acionar uma corrida que dava um valor de aproximadamente R$ 20, R$ 21. E assim que a corrida era aceita, eles imediatamente mandavam uma mensagem perguntando o preço, e coincidentemente esse preço era de R$ 40, ou seja, o dobro ou mais que o dobro do valor da corrida”, afirmou.
Consumidores denunciam que motoristas de aplicativos cobram valores extras nas viagens
A mulher reforça que não foi a primeira vez que isso aconteceu. “O ano passado eu precisei fazer uma corrida, já era tarde, já era 10 horas da noite, e eu me lembro que o motorista me cobrou um valor de R$ 10 a mais”, conta.
Repasse ‘injusto’ ao motorista
O presidente da Associação dos Motoristas do Cariri, José Wellington Bezerra, confirma que a cobrança é feita, mas afirma que a plataforma não repassa um “valor justo” aos trabalhadores. Então, cobrar do cliente seria uma forma de compensar a corrida.
“Houve agora um aumento de combustível, de gasolina praticamente R$ 6,45 litros, enquanto a viagem para o motorista já sai a R$ 6,50, ou seja, não paga. Se você for botar um ponto lápis, não paga. Então, infelizmente, a categoria torna-se obrigada a pedir sempre aquele valor extra, R$ 3, R$ 4, R$ 5 no valor extra”, justifica.
Prática ilegal
Para o advogado João Ribeiro, especialista em direito do consumidor, apesar do argumento dos motoristas, a prática é considerada ilegal. Conforme o advogado, essa atitude não é lícita, já o Código de Defesa do Consumidor “é claro” ao dizer que a propaganda vincula a proposta que ele faz ao consumidor direto, que seria no caso quem está contratando o motorista por aplicativo.
“O valor da corrida, seja de R$ 6, R$ 10 ou R$ 20, aquela propaganda vincula a proposta vincula o motorista a cobrar somente aquele valor. O cliente que se sentir lesado com a cobrança indevida pelo motorista pode procurar diretamente a plataforma do aplicativo de viagens. Caso não seja resolvido por lá, o meio é procurar o Ministério Público através do Decon e assim buscar alternativas por meios judiciais”, afirmou.
Desativação das contas
A Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia, que representa a Uber, diz que as cobranças de viagens fora dos padrões estabelecidos pelos aplicativos podem, sim, resultar na desativação das contas dos motoristas e parceiros.
Já a 99 orienta que os passageiros não aceitem nenhum tipo de cobrança além da que está mostrada no aplicativo. E reforça também que qualquer problema deve ser reportado à plataforma.
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