19 de novembro de 2024

Cinco cidades do Tocantins terão aumento no número de vereadores; veja quais

Mudança ocorre após o Censo demográfico do IBGE apontar aumento na quantidade de eleitores. Onde houve redução populacional, o número de vagas parlamentares diminuiu. Cinco cidades do TO vão eleger mais vereadores que a última eleição; entenda
Cinco cidades do Tocantins vão eleger uma quantidade maior de vereadores em comparação à eleição passada. Isso porque o número de eleitores desses municípios aumentou, segundo os dados do último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Mais cadeiras devem ser colocadas no plenário de Palmas, que hoje conta com 19 representantes. A partir de 2024, são 23 vereadores vão compor a Câmara Municipal. Em Araguaína serão eleitos 19 vereadores, dois a mais que na eleição passada.
Em Gurupi, no sul do estado, também houve mudanças. Passou de 15 para 17 vagas. Paraíso do Tocantins agora deve contar com 15 parlamentares e Lagoa da Confusão com 11. Isso acontece porque a quantidade de moradores que define a necessidade de mais representantes.
“A gente conseguir monitorar, ter um retrato preciso é fundamental para que essa ação seja precisa tanto do poder público quanto da iniciativa privada”, afirma Paulo Ricardo Amaral, superintendente do IBGE no Tocantins.
LEIA TAMBÉM
Governo contrata empresa para construção de novo Hospital da Mulher e Maternidade com investimento de R$ 299 milhões
Pagamento, câmeras e viatura com videomonitoramento: veja como será cobrança do estacionamento rotativo em Palmas
Em Taguatinga, a Justiça decidiu reduzir o número de vereadores da cidade, caindo de 11 para 9 vagas. Isso aconteceu depois que o censo do IBGE apontou uma queda no número de moradores da cidade.
Eleitores em Palmas, Tocantins
Divulgação
A alteração na quantidade de parlamentares de um município acontece através de alterações na lei orgânica, feita em votação da Câmara de Vereadores. Para isso, é necessário haver votação de dois terços da maioria dos parlamentares.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Mais Notícias