19 de novembro de 2024

Voos são desviados e cancelados por causa da fumaça de queimadas em Rondônia

Porto Velho segue com a pior qualidade do ar do país. Vídeos divulgados por passageiros mostram a aglomeração no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira. Vídeos mostram aglomeração no aeroporto de Porto Velho após cancelamento de voos
As fumaças de queimadas que encobrem os céus de Porto Velho causaram transtornos na malha aérea: três voos que tinham como destino a capital de Rondônia foram desviados para outros estados e outros quatro que sairiam da cidade foram cancelados na madrugada desta quinta-feira (15).
Porto Velho segue com a pior qualidade do ar do país. Medidores da IQAir, uma empresa suíça de monitoramento do ar, apontam que nesta quinta-feira (15) Porto Velho alcançou um índice de 920, considerado perigoso.
Em meio a um período de seca extrema, Rondônia vem batendo recordes de focos de queimadas: o mês de julho foi o pior em quase duas décadas. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os focos de incêndios registrados nos primeiros 14 dias de agosto já ultrapassou a quantidade de ocorrência de todos os dias do mês em 2023.
Fumaça encobre céu de Porto Velho
Tiago Frota/Rede Amazônica
O acumulo da fumaça, afeta diretamente na visibilidade. De acordo com a plataforma Flightradar24, que monitora os voos em tempo real, dois voos da Latam foram desviados para Manaus e uma aeronave da Gol se direcionou para Cuiabá.
Em nota, o aeroporto de Porto Velho informou que “devido a condições climáticas (fumaça) os voos precisaram ser reprogramados e que os passageiros precisam buscar as respectivas companhias para buscar mais orientações” .
Vídeos divulgados por passageiros mostram a aglomeração no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira. Passageiros esperaram mais de cinco horas até a informação da suspensão ser confirmada (assista acima).
Higor Garcia é um dos passageiros que tentava ir para Brasília. Seu voo estava previsto para decolar às 01:20 da madrugada (horário local), com chegada prevista para às 05:15 em Brasília. Durante a madrugada, todos os passageiros foram informados de que o voo não sairia no horário previsto, mas sim entre 05:00 e 06:00 da manhã.
“Ficamos esperando até o amanhecer, quando fomos informados pela companhia aérea que o voo havia sido cancelado. Outras empresas já tinham cancelado seus voos, mas a companhia em que eu estava foi a última a nos informar sobre o cancelamento” destacou Higor.
De acordo com os relatos dos passageiros que aguardavam na fila, algumas pessoas passaram mal por conta da espera que durou toda a madrugada. Segundo eles, o maior transtorno foi pela falta de comunicação e o suporte “inadequado” das companhias.
Até a manhã desta quinta-feira, o aeroporto segue inoperante para pousos e decolagens. A Rede Amazônica entrou em contato com as companhias aéreas, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.

Mais Notícias