O monumento foi construído há cinco mil anos e a pedra pesa cerca de seis toneladas. Ainda não se sabe como ela foi transportada, mas a pesquisa indica que viajou mais de 700 quilômetros. Stonehenge foi construído há cinco mil anos
Nick Pearce/Universidade Aberystwyth via AP
Uma pesquisa descobriu que a pedra do altar, que fica no centro do monumento de Stonehenge, viajou cerca de 740 quilômetros para ser colocada no local. O monumento foi construído há mas de cinco mil anos e a pedra pesa cerca de seis toneladas. A informação foi publicada na revista Nature nesta quarta-feira (14).
A pesquisa, feita por cientistas da Universidade de Aberystwyth, UCL, Universidade Curtin e Universidade de Adelaide, traz uma resposta inovadora ao revelar que a pedra veio, na verdade, da Escócia. Antes, acreditava-se que ela tinha sido trazida de um País de Gales, muito mais próximo de onde ela está.
“Ela fica bem no centro do monumento de Stonehenge. É a parte em que você fica para assistir ao nascer do sol entre as outras pedras. Então ela está bem no meio. Então ela deve ter sido colocada lá como uma pedra importante”, disse Nick Pearce que é geólogo e coautor do estudo à Reuters.
Pedra do Altar de Stonehenge
Nick Pearce/Universidade Aberystwyth via AP
Para a pesquisa, a equipe analisou minerais em pedaços de rocha que foram coletados em escavações anteriores, alguns datados da década de 1840. Eles encontraram uma correspondência nas formações de arenito da Bacia Orcadiana no nordeste da Escócia.
“Essa ‘impressão digital’ geológica não se repete em nenhuma outra área de sedimento no Reino Unido”, disse o geólogo da Universidade de Aberystwyth, Nick Pearce, coautor do estudo.
Milhares acompanham solstício de verão em Stonehenge
O que os pesquisadores ainda não sabem é como uma pedra tão pesada, com quase seis toneladas, foi transportada até lá no passado.
Para se ter uma noção, a distância mais do que o trecho de São Paulo a Santa Catarina, por exemplo. No entanto, toda essa distância foi percorrida a cinco mil anos.