19 de novembro de 2024

Procon-AP fiscaliza lojas de suplementos em Macapá e Santana

Operação segue até essa sexta-feira (16). Objetivo é percorrer pelos menos 30 estabelecimentos.  Açaõ encerra nesta sexta-feira (16)
Agência de Notícias do Amapá/Divulgação
Segue até esta sexta-feira (16) uma ação do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) que busca fiscalizar lojas de suplementos de Macapá e Santana, os dois municípios mais populosos do Amapá.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
De acordo com o instituto, pelo menos 30 estabelecimentos que vendem produtos ligados à suplementação alimentar devem ser visitados.
Durante a operação, os fiscais estão orientando os fornecedores sobre precificação dos produtos e o monitoramento dos prazos de validade. Além disso, um dos principais objetivos é verificar se nesses estabelecimentos há o Código de Defesa do Consumidor (CDC) em local de fácil acesso. 
Outro ponto é a verificação da impossibilidade de cobrar um valor mínimo para pagamentos realizados no cartão de crédito. 
Segundo o Procon, as lojas devem informar ao consumidor de forma antecipada sobre alterações no preço da venda em casos de pagamento no cartão de crédito. 
“É obrigação do lojista informar previamente sobre eventuais diferenciações de preços a partir da forma de pagamento. A operação objetiva proteger a saúde dos consumidores, então, é importante pesquisar os produtos que serão consumidos e estar atento aos lacres, validades e informações de composições”, destacou a assessora jurídica do Procon Amapá, Brenda Santos. 
As empresas que apresentarem irregularidades terão o prazo de dez dias para realizar as adequações, sob pena de autuação. 
Ao final da operação, nesta sexta-feira, um balanço deve ser divulgado pelo instituto. 
LEIA TAMBÉM:
Procon-AP e Ipem fiscalizam venda de materiais escolares em Macapá e Santana
‘Procon Verão’: mais de 100 estabelecimentos do Amapá foram fiscalizados
Em 5 meses, Procon fiscalizou mais de 400 estabelecimentos comerciais no Amapá
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias