Segundo a prefeitura, cidade enfrenta a maior estiagem dos últimos 17 anos. Documento apontou que a falta de chuvas comprometeu o abastecimento em diversas áreas do município. Um decreto da prefeitura de Angra dos Reis (RJ) restringiu o uso de água na cidade a partir desta quinta-feira (15). O documento proíbe, por exemplo, que a população lave carros, calçadas e quintais.
De acordo com a administração municipal, a proibição foi imposta por conta da maior estiagem nos últimos 17 anos, que tem comprometido o abastecimento em diversas áreas da cidade.
O decreto assinado pelo prefeito Fernando Jordão é válido por 90 dias. Neste período estará restrito o uso de água para atividades consideradas não essenciais, como a lavagem de veículos, calçadas e quintais, além de outras que não estejam diretamente ligadas ao consumo humano e animal.
Assim como também fica vetada a lavagem pública ou particular de embarcações, fachadas de imóveis, ruas, telhados, paredes, calhas e garagens; regar jardins e plantas; encher ou esvaziar piscinas.
De segunda a sexta-feira, de 8 às 17h, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) irá disponibilizar telefones para denúncias de infrações. Os números são: (24) 3377-6621 e (24) 3377-6551. Aos sábados, domingos e feriados os números são: (24) 3365-4700 e o WhatsApp (24) 98857-7555.
Para acessar o decreto, clique no link.
Motivo do decreto
Em nota oficial, a prefeitura de Angra dos Reis disse que desde abril de 2024 a cidade tem registrado um número de chuvas abaixo do esperado e que, apesar de agosto apresentar índices dentro da média, os meses seguintes devem permanecer secos, agravando a situação.
Isso fez com que, desde 25 de julho, os bairros fossem abastecidos de maneira intermitente. Essas medidas tem previsão de durar até setembro, no intuito de combater grande redução dos níveis de água nas barragens de captação.
Além disso, a prefeitura informou que o Saae está disponibilizando caminhões-pipa para os bairros afetados. Para mais informações sobre o fornecimento de água durante este período, acesse o link.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul