Segundo relatos, as abordagens acontecem sempre durante a noite nos trechos entre a Central do Brasil, Linha Vermelha e Passarela 8 na Avenida Brasil, altura de Ramos. As linhas que foram alvos dos assaltos relatados são 321, 323, 324, e 328. Passageiros relatam assaltos a ônibus com destino a Ilha do Governador
Reprodução
Passageiros que pegam ônibus com destino a Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, sofreram uma série de assaltos que aconteceram entre os dias 12 e 14 de agosto. Em um deles, ocorrido na noite da última quarta (14), um homem chegou a jogar uma granada em policiais que o renderam.
Segundo relatos, as abordagens acontecem sempre durante a noite nos trechos entre a Central do Brasil, Linha Vermelha e Passarela 8 na Avenida Brasil, altura de Ramos. As linhas que foram alvos dos assaltos relatados são 321, 323, 324, e 328, que pertencem às empresas Viação Ideal e Transportes Paranapuã.
“Trabalhadores voltando pra casa, estão reféns dos assaltos constantes dos mesmos criminosos, embarcando nos mesmos pontos, atuando em horários próximos, descendo praticamente no mesmo local”, relata uma passageira.
De acordo com a Polícia Militar, um homem foi preso após tentar assaltar um ônibus da linha 324, na noite de quarta (14). Agentes do 22º BPM (Maré) estavam em patrulhamento quando foram acionados para a ocorrência.
O suspeito foi detido enquanto tentava atravessar a passarela 8 da Avenida Brasil, sentido Centro. Ele chegou a arremessar uma granada contra os policiais, mas o explosivo não detonou.
Foram recuperados cinco celulares, três relógios de pulso, duas carteiras e uma aliança. Uma faca foi apreendida e a granada foi arrecadada pelo Esquadrão Antibombas da Polícia Civil. O caso foi registrado na 21ª DP (Bonsucesso).
Um segundo relato descreve que, na segunda feira (12), assaltantes entraram no 321 na Central do Brasil e anunciaram o assalto assim que o coletivo subiu a Linha Vermelha. Depois de pegar os celulares, os homens mandaram o motorista parar e desceram antes do posto da PMERJ.
Um terceiro caso aconteceu na linha 323, na noite de terça-feira (13).
“Eles levaram tudo. Foram agressivos, chegando a bater em alguns passageiros. Roubaram bolsas, sacolas, carteiras e celulares, de pelo menos 15 pessoas”, diz um passageiro que prefere não se identificar.
O homem relata que cinco criminosos entraram na Leopoldina, passaram pela roleta e anunciaram o assalto na subida do viaduto que dá acesso à Linha Vermelha. De acordo com a vítima, todos muito jovens e alguns usavam facas. Após o assalto, o ônibus foi direto para a delegacia. Este caso foi registrado na 17ª DP (São Cristóvão).
A Polícia Civil informou que todos os casos registrados são investigados e que realiza diligências para identificar e responsabilizar criminalmente os envolvidos.
Em nota, a Viação Ideal lamenta o ocorrido e está colaborando com a autoridade policial em relação as investigações. Todos os casos foram registrados em delegacia e o reforço de policiamento foi solicitado. Ressaltamos a importância das vítimas também fazerem o registro da ocorrência sempre que passarem por situações como essa para que a polícia identifique os pontos de maior incidência criminal.
O Rio Ônibus repudia e lamenta a recorrência dos assaltos aos passageiros e rodoviários em toda a cidade. A insegurança a qual a população está submetida não pode ser mera estatística. Reiteramos a necessidade de que providências efetivas sejam tomadas pelas autoridades a fim de garantir o direito de ir e vir do cidadão.
A Transportes Paranapuã, até a última atualização desta reportagem, não se manifestou sobre o ocorrido.
A Polícia Militar informou que o comando da corporação, com base em estudos estatísticos e de inteligência, tem intensificado o combate aos roubos a coletivos em toda a região metropolitana do Estado do Rio.
Ainda segundo a PM, os batalhões de área têm aplicado a modalidade de Policiamento Transportado em Ônibus Urbanos (PTOU), específica na prevenção aos crimes dessa natureza, intensificando as abordagens, revistas e patrulhamento nas rotas dos ônibus com maior incidência de delitos.
A corporação ressalta ainda que os cidadãos devem acionar as equipes da Polícia Militar através do App 190 RJ e/ou da Central 190 diante de crimes em flagrante ou logo em seguida a seu cometimento, assim como deve registrar os fatos em delegacia, o que possibilita que um trabalho investigativo culmine com a identificação e captura dos envolvidos.
Em um dos assaltos, o suspeito jogou uma granada contra policiais militares
Reprodução
Um passageiro foi agredido em um dos assaltos
Reprodução