Propaganda eleitoral nas ruas é feita com o uso de bandeiras, adesivos, santinhos, carreatas e comícios. Publicidade no rádio e na TV, no entanto, só começa no dia 30 de agosto. Eleições 2024: saiba quem são os candidatos a prefeitura de Fortaleza
Sistema Verdes Mares (SVM)
A partir desta sexta-feira (16) está dada a largada para a corrida eleitoral nas eleições municipais. Agora os candidatos podem fazer pedidos explícitos de voto.
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Na TV, o período de propaganda eleitoral ocorre entre 30 de agosto e 3 de outubro. Nos municípios com segundo turno, a propaganda será entre 11 e 25 de outubro.
No dia 6 de outubro, eleitores de 5.568 municípios brasileiros vão às urnas eleger prefeitos e vereadores. O segundo turno está previsto para o dia 27 de outubro, para municípios com mais de 200 mil eleitores.
Confira agenda dos nove candidatos à Prefeitura de Fortaleza nesta manhã de sexta-feira (16). (em ordem alfabética):
André Fernandes (PL)
8h – Adesivaço comitê da Avenida Osório de paiva – 5260 (Bom Jardim)
10h – Adesivaço comitê no comitê da Avenida Godofredo Maciel – 3489 (Maraponga)
13h – Adesivaço comitê da Avenida Silas Munguba – 3484 (Serrinha)
15h – Adesivaço comitê Rua Padre Pedro de Alencar – 54 (Messejana)
16h – Adesivaço comitê Avenida Dom Luís – início (ao lado da Caixa Econômica)
17h – Adesivaço comitê viaduto da Raul Barbosa – (Lagamar)
Noite: Reunião de planejamento
Capitão Wagner (União Brasil)
9h44 – Adesivaço na Av. Bezerra de Menezes com Padre Ibiapina, bairro Farias Brito
11h – Caminhada no Mercado São Sebastião. Local de encontro para a imprensa: rua Clarindo de Queiroz, 1700
17h – Adesivaço em frente ao North Shopping Fortaleza, bairro Pres. Kennedy
18h44 – Inauguração do Comitê Central de Campanha. Local: Avenida João Pessoa, 4595, bairro Damas
Chico Malta (PCB)
10h: Concentração na Praça do Carmo
10h às 12h: Caminhada até a Praça do Ferreira
Eduardo Girão (Novo)
Pela manhã e tarde haverá gravação audiovisual (evento interno). Já pela noite haverá caminhada com panfletagem. O candidato não informou o endereço.
Evandro Leitão (PT)
O candidato fará carreata Evandro nos bairros de Fortaleza, a partir das 18h, passando pelos bairros Bela Vista, Demócrito Rocha e Pici. A concentração acontecerá na Avenida Humberto Monte, esquina com Rua Oscar Lopes.
George Lima (Solidariedade)
O g1 não recebeu a agenda de George Lima, candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo Solidariedade.
José Sarto (PDT)
7h – Caminhada na Barra do Ceará
12h – Almoço no Mercado Central
18h – Carreata Bom Jardim/Siqueira
Técio Nunes (Psol)
O g1 não recebeu a agenda de Técio Nunes, candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo Psol.
Zé Batista (PSTU)
Pela manhã, o candidato estará com trabalhadores em uma panfletagem e bandeiraço no Terminal/Metrô- José de Alencar. (Rua 24 de Maio e Rua Guilherme Rocha), apresentando um programa de propostas.
Saiba o que pode e o que não pode no período
Começa nesta sexta-feira a campanha para as eleições muncipais
A propaganda eleitoral nas ruas é feita com o uso de bandeiras, adesivos, santinhos, carreatas e comícios. Com estas ações, os candidatos transmitem suas propostas políticas diretamente aos eleitores.
🔎Ou seja, na prática, estão autorizados a pedir votos, o que não podiam fazer na pré-campanha.
Estas ações devem ocorrer dentro do que prevê a legislação eleitoral. Se desrespeitarem as normas, candidatos, partidos, coligações e federações estão sujeitos a penalidades como multas, de R$ 5 a 25 mil reais.
Os atos de propaganda eleitoral, em locais abertos ou fechados, não precisam de autorização da polícia para ocorrer.
Mas é preciso comunicar os eventos à Polícia Militar (PM) com pelo menos 24h de antecedência, para evitar coincidências com ações de outros concorrentes no mesmo local.
Nas eleições de outubro, eleitores de mais de 5,5 mil municípios vão escolher os novos prefeitos e vereadores. O g1 explica as regras, o que pode e o que não pode neste período.
❌O que não pode
▶️ propaganda fixada em bens públicos ou de uso comum (postes de iluminação pública, sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos).
Nestes locais, não pode ter pichação, inscrição a tinta e exposição de placas, estandartes, faixas, cavaletes e bonecos que sirvam para publicidade eleitoral.
▶️ material de propaganda em árvores e jardins de áreas públicas, muros, cercas e tapumes divisórios.
▶️ a distribuição, por comitê de campanha, de materiais que possam ser entendidos como um benefício ao eleitor: camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas.
▶️showmícios e eventos semelhantes para a promoção de candidatos. Isso não impede, no entanto, que artistas manifestem seu posicionamentos políticos em seus shows ou em suas apresentações.
▶️uso, na propaganda eleitoral, de símbolos, frases ou imagens associadas ou semelhantes às de órgão de governo ou estatal.
✅O que pode
▶️distribuição de folhetos, adesivos, volantes e outros impressos. A edição do material é de responsabilidade do partido político, da federação, da coligação, da candidata ou do candidato.
▶️uso de carro de som ou minitrio elétrico apenas em carreatas, caminhadas e passeatas ou durante reuniões e comícios, e desde que observado um limite para o som.
▶️distribuição de materiais gráficos, caminhada, carreata ou passeata, acompanhadas ou não por carro de som ou minitrio. Isso poderá ocorrer até às 22h do dia que antecede o da eleição;
▶️uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos, camisetas e outros adornos semelhantes pela eleitora e pelo eleitor, como forma de manifestação individual de suas preferências por partido político, federação, coligação, candidata ou candidato.
▶️entrega de camisas a pessoas que exercem a função de cabos eleitorais para utilização durante o trabalho na campanha, desde que não tenham os elementos explícitos de propaganda eleitoral, limitando-se à logomarca do partido, da federação ou da coligação, ou ainda ao nome da candidata ou do candidato;
▶️as sedes do comitê central de campanha podem ter placas com o nome e o número da candidata ou do candidato;
▶️colocação de mesas para distribuição de material de campanha e a utilização de bandeiras ao longo das vias públicas, desde que sejam móveis e que não dificultem o trânsito de pessoas e veículos;
Propaganda na internet
A propaganda na internet também está liberada a partir desta sexta-feira (16). A legislação eleitoral traz regras específicas para a publicidade neste ambiente.
🛜Na internet, os candidatos podem fazer propaganda:
em site do candidato, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de serviço de internet estabelecido no país;
em página do partido ou da coligação, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de serviço de internet estabelecido no país;
por meio de mensagem eletrônica para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligação;
por meio de blogs, redes sociais, sítios de mensagens instantâneas e aplicações de internet assemelhadas com conteúdo gerado ou editado por candidatos, partidos ou coligações;
o impulsionamento de conteúdo em provedor de aplicação de internet pode ser feito somente para promover ou beneficiar candidatura, partido ou federação que o contrate.
A propaganda negativa é proibida tanto no impulsionamento quanto na priorização paga de conteúdos em aplicações de busca. A norma proíbe o uso, como palavra-chave, de nome, sigla ou apelido de partido, federação, coligação ou candidatura adversária, mesmo que a finalidade seja promover propaganda positiva.
lives realizadas por candidatos são permitidas, mas não podem ser transmitidas ou retransmitidas em site, perfil ou canal de pessoa jurídica e por emissora de rádio e de televisão;
💻Na rede de computadores, é proibido:
o uso de qualquer conteúdo fabricado ou manipulado para espalhar desinformação que comprometa o equilíbrio do pleito ou a integridade do processo eleitoral;
a utilização de deepfakes e de conteúdos sintéticos em áudio ou vídeo, mesmo com autorização, para criar, substituir ou alterar imagens ou vozes de pessoas vivas, falecidas ou fictícias;
a circulação paga ou impulsionada de propaganda eleitoral na internet, no período entre 48 horas antes até 24 horas depois da eleição.
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