19 de novembro de 2024

Apagão no DF: desligamento automático de subestação deixa pelo menos 10 regiões sem energia elétrica, diz ONS

Aeroporto JK usou geradores próprios; não houve problemas com voos; metrô enfrentou dificuldades. Operador Nacional do Sistema Elétrico afirma que aguarda informações para analisar causa do apagão. Torre de transmissão de energia elétrica perto de Brasília
Ueslei Marcelino/Reuters
Moradores de pelo menos 10 regiões do Distrito Federal sofreram com um apagão no fim da manhã desta sexta-feira (16). Segundo a Neoenergia, a interrupção no fornecimento de energia elétrica não teve relação com a rede de distribuição da empresa.
“A interrupção está sendo causada por um problema no sistema de transmissão de Furnas, a qual ainda não informou a previsão para restabelecimento da energia”, diz o comunicado.
Procurado pelo TV Globo, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que houve desligamento automático de um setor da subestação Brasília Sul (Eletrobras), interrompendo cargas nas regiões de Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras e Samambaia. O ONS diz ainda que aguarda informações para analisar a causa do apagão.
“Às 11h56 foi iniciado a recomposição da SE Brasília Sul e da normalização das cargas, estando o processo em andamento. Às 12h45 foram restabelecidos 72% das cargas interrompidas de Brasília”, diz o operador.
Também houve relatos de problemas no Aeroporto de Brasília, que teve que usar geradores próprios. Ao g1, a Inframerica, concessionária responsável pela administração do terminal, informou que pousos e decolagens ocorrem normalmente e dentro do horário, sem atrasos ou cancelamentos.
“Alguns pontos externos do aeroporto, como a Praça Pick-up, estão sem luz. A equipe da Inframerica está em contato com a empresa para que o fornecimento de energia seja retomado o quanto antes”, diz a Inframerica.
Há também reclamações de problemas de energia no Metrô. A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) diz, em nota, que “houve uma oscilação de energia” e que já estão atuando para restabelecer a iluminação. Apesar do ocorrido, “a circulação dos trens está normal”, diz a companhia.
A Secretaria de Saúde afirma que os hospitais públicos não foram afetados, já que as unidades contam com geradores nas áreas de maior importância.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp
Por volta das 12h30, moradores começaram a registrar o retorno da luz em Ceilândia e Taguatinga. Até a última atualização desta reportagem, os relatos de falta de energia ao longo desta manhã foram registrados em:
Taguatinga;
Ceilândia;
Samambaia;
Vicente Pires;
Núcleo Bandeirante;
Brazlândia;
Sol Nascente;
Guará;
Águas Claras;
Candangolândia.
Moradores do DF reclamaram da falta de energia em diferentes regiões por meio do WhatsApp da TV Globo. Veja alguns dos relatos:
“Taguatinga está sem energia. Vocês têm alguma informação?”
“Vicente Pires também sem energia.”
“No Guará II vai e volta a energia, sujeito a queimar todos eletroeletrônicos.”
“Águas Claras também teve um pico de energia!”
Simulador mostra gasto de energia de aparelhos domésticos
O que diz o ONS
“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que, às 11h42 desta sexta-feira, 16/8, houve o desligamento automático do setor de 138 kV da SE Brasília Sul (Eletrobras), interrompendo 330 MW de carga no Distrito Federal, especificamente nas regiões de Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras e Samambaia.
Às 11h56 foi iniciado a recomposição da SE Brasília Sul e da normalização das cargas, estando o processo em andamento. Às 12h45 foram restabelecidos 72% das cargas interrompidas de Brasília.
O ONS ainda aguarda informações do agente para analisar a causa. As equipes do ONS e dos agentes estão dedicadas para a retomada do serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível.”
LEIA TAMBÉM:
Morre funcionário da Neoenergia que teve corpo queimado durante troca de disjuntor na Asa Norte
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Mais Notícias