‘É para lembrar que Deus está junto’, diz padre Ricardo Ferreira. Missas especiais na Paróquia São José Operário, na Asa Norte, são disputadas. Padre Ricardo Ferreira com canetas que receberam as bençãos ao lado do São José Operário.
Fernanda Bastos/g1 DF
Chegou a hora do Concurso Nacional Unificado (CNU) e muita gente vai fazer a prova com canetas abençoadas. Pelo menos, no Distrito Federal. 🖊️🙏
A Paróquia São José Operário na Asa Norte, realiza missas especiais com a “Bênção dos Concurseiros”. A celebração é voltada para os candidatos do CNU, conhecido como “Enem dos Concursos”, que acontece neste domingo (18) em todo o país (saiba mais abaixo).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp
Nos encontros, os concurseiros levam canetas, carteira de trabalho, correntinhas e outros objetos de devoção para a bênção (veja vídeo abaixo). O padre Ricardo Ferreira explica que o rito é uma bênção sacramental, mas reforça a importância do candidato estudar. 📿🙏
“Não é um amuleto, uma superstição. Nós católicos não fazemos isso, e tampouco as pessoas que vão ter a caneta abençoada vão ter privilégios. É uma forma da gente lembrar que Deus vai estar com você, com aquela pessoa que irá fazer o concurso através desse instrumento, desse sinal que é a caneta”, diz o padre.
Padre dá bençãos em canetas de concurseiros no DF.
O padre explica que São José Operário é o intercessor daqueles que estão em busca de trabalho. A bênção para o público concurseiro começou a ser realizada no dia 1º de maio de 2024, quando se comemora o Dia do Trabalhador.
Até esta sexta-feira (16), mais de 6 mil pessoas tinham ido até a igreja para receber a bênção e cerca de 4 mil canetas foram distribuídas. Padre Ricardo disse que esperava ainda distribuir em torno de 700 canetas nas duas missas que serão realizadas às vésperas do Concurso Nacional Unificado.
‘Me dá esperança’
Catharina Taquary Berino é advogada e professora universitária e vai tentar o CNU.
Fernanda Bastos/g1 DF
A advogada e professora universitária Catharina Taquary Berino, de 34 anos, esteve na igreja na noite de sexta-feira (16) e conta que a benção é importante não apenas para a fé, mas também para dar esperança.
“Sou católica e acho importante sempre estar em contato com a igreja, porque renova não só a minha fé, mas me dá muita esperança de que eu posso, eu vou conseguir e que eu preciso estar sempre me preparando e perto de Deus para isso. Então, receber uma benção é sempre algo muito importante, muito especial”, diz a advogada.
Aos 55 anos, o servidor público Silvio Carneiro também vai fazer a prova do CNU e foi receber a benção na paróquia. “A caneta é mais simbólica, de saber que ela foi abençoada e tem a presença de Deus que vai estar me acompanhando na hora da prova”. 🖊️
Silvio Carneiro é servidor público há 25 anos, mas vai tentar o concurso para um novo cargo.
Fernanda Bastos/g1 DF
Concurso Nacional Unificado
enem dos concursos
Daniel Cymbalista/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Em Brasília, 195.687 mil inscritos vão fazer os exames do CNU em várias regiões, de acordo com informações do Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos (MGI).
O “Enem dos concursos”, centraliza em uma única prova os concursos autorizados para a seleção de servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal. É a primeira vez que isso acontece.
Nesta estreia, estão em jogo 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. Os candidatos poderiam concorrer a várias das oportunidades disponíveis pagando somente uma taxa de inscrição.
LEIA TAMBÉM:
VEJA DETALHES DA PROVA: Concurso Nacional Unificado: Transporte público tem reforço neste domingo (18) no DF
‘ENEM DOS CONCURSOS’: provas acontecem neste domingo (18)
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.