Trechos serão interditados a partir de terça-feira (20), no Centro de Santos. Bloqueios vão provocar restrições no trânsito e transporte público. Obras do VLT avançam à Rua João Pessoa. Na foto, imagem das intervenções na Praça José Bonifácio
Arquivo A Tribuna
As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) provocarão quatro novos bloqueios em vias no Centro de Santos, no litoral de São Paulo. Conforme comunicado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), as interdições começam nesta terça-feira (20) e serão mantidas até 14 de setembro.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo informado pela CET-Santos, em publicação no Diário Oficial, serão bloqueados os cruzamentos entre a Avenida Conselheiro Nébias e a Rua João Pessoa, e da Avenida São Francisco com a Rua da Constituição. (confira abaixo os trechos)
Os motoristas têm como rotas alternativas, devido às interdições na João Pessoa e Avenida Conselheiro Nébias, as ruas Amador Bueno, Dr. Cochrane e General Câmara, respectivamente.
Já a rota para desviar dos serviços realizados na Avenida São Francisco e a Rua da Constituição será pela Rua Amador Bueno. O bloqueio começará às 9h de terça-feira (20) e seguirá até as 18h de 14 de setembro.
Trechos bloqueados:
Rua João Pessoa (entre R. dos Estivadores e R. da Constituição)
Av. Conselheiro Nébias (entre R. Amador Bueno e R. General Câmara)
Av. São Francisco (entre R. Dr. Adhemar de Figueiredo Lira e Av. Conselheiro Nébias)
R. da Constituição (entre R. Amador Bueno e R. Bittencourt).
Ainda conforme o comunicado da CET-Santos, as interdições acontecem para implantação da linha permanente do modal, por onde o VLT deve operar. Ao g1, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos informou que as obras estão em fase final.
Entre os serviços realizados, estão: pavimentação, instalação de trilhos, reparos, acabamentos, instalação de pisos e vidros nas estações e atividades complementares.
Liberações
Ao g1, a Prefeitura de Santos informou que a ativação dos bloqueios está programada, mas estas dependem de como vão caminhar, até segunda-feira (19), as obras em outros pontos na região.
Os novos bloqueios dependem da liberação da Rua Braz Cubas até a Rua Amador Bueno, e da Amador Bueno até a R. Dr. Cochrane. Além disso, o cruzamento da Rua Sete de Setembro com a Rua da Constituição deve ser liberado em meia pista.
Há, também, a necessidade de liberação da Rua da Constituição (entre as ruas Amador Bueno e General Câmara), Rua Amador Bueno (entre a Av. Conselheiro Nébias e R. Dr. Cochrane) e da Rua Dr. Cochrane (entre a Amador Bueno e Rua João Pessoa).
Transporte público e restrições
Ônibus municipal de Santos (SP)
Matheus Tagé/Arquivo A Tribuna Jornal
Respeitadas essas condições, os bloqueios serão ativados. Por conta disso, haverá restrições de estacionamentos nos trechos e alterações no itinerário do transporte público municipal.
A Prefeitura de Santos informou que para o funcionamento das rotas alternativas, em algumas vias da região, haverá restrição de estacionamento enquanto ocorrerem as obras. (veja o mapa abaixo)
Mapa de obras e roteiros alternativos para as obras do VLT, em Santos
Divulgação/Prefeitura de Santos
Com o mesmo intuito, a Rua da Constituição, incluída nas liberações, funcionará com mão de direção invertida, desde a Rua General Câmara até o cais, para servir de rota alternativa durante a vigência dos bloqueios. Após o término, voltará ao seu sentido normal.
Já no transporte público, as linhas de ônibus que seguem pelas avenidas São Francisco, Conselheiro Nébias e a Rua Braz Cubas farão novos desvios em seus itinerários. Confira abaixo:
Linhas 25, 61, 100, 158, 191 e 193 (sentido cais): A partir da Avenida São Francisco, vão contornar a Praça José Bonifácio e seguir pela Rua Amador Bueno, Rua Dr. Cochrane e, depois, prosseguem com o trajeto normal.
Linhas 4, 7, 08, 17, 23, 80, 40, 100, 154 e 184 (Av. Conselheiro Nébias sentido Centro): seguirão pela Conselheiro Nébias, Amador Bueno, Dr. Cochrane e General Câmara.
Linhas 5, 20, 29, 37, 53, 73, 77, 152, 153, 155, 156, 181, 191 e 193 (da Braz Cubas sentido Centro): seguirão pela R. Braz Cubas, Praça José Bonifácio, Amador Bueno, Constituição e General Câmara.
Obras do VLT
As obras da 2ª linha do VLT foram iniciadas em setembro de 2020, sob responsabilidade da EMTU e execução da Alya Construtora. Em janeiro deste ano, a empresa anunciou que a entrega do VLT estava prevista para julho. Na época, cerca de 45,7% dos serviços estavam pendentes.
Ao g1, a EMTU informou que as obras civis da 2ª linha do VLT estão em sua fase final. Os trabalhos incluem pavimentação, instalação de trilhos, reparos, acabamentos, instalação de pisos e vidros nas estações e atividades complementares.
Além das interdições citadas, também estão avançando as atividades na Rua Amador Bueno, Avenida Senador Feijó, Rua Frei Gaspar, Ruas Campos Melo, Doutor Cochrane com a Avenida Campos Sales, para execução de via permanente, implantação de trilhos e remanejamento de interferências.
Obras da 2ª Fase do VLT, em Santos, não terminarão em junho
Segundo a EMTU, o início da fase de testes do VLT possui previsão para este semestre. Já a operação do modal está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2025. A empresa pontuou que os atrasos em relação ao prazo de entrega das obras civis serão avaliados e devidamente responsabilizados.
O novo trecho contará com 8km de percurso e 12 estações, interligando o ramal Barreiros-Porto ao bairro do Valongo. O trajeto pretende interligar os pontos de interesse público, como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos