18 de novembro de 2024

Conselho de Silvio Santos fez pretendente do ‘Quer Namorar Comigo?’ se tornar jornalista e locutor: ‘Você fala muito bem’

Apresentador morreu na manhã deste sábado (17), aos 93 anos. Em 1994, comunicador elogiou a voz do morador de Bauru (SP) e jornalista Renato Venturini, que transformou a fala em motivação e seguiu carreira na profissão. Conselho de Silvio Santos fez jovem pretendente em programa de namoro se formar em locutor e jornalista em Bauru (SP)
SBT/Reprodução
Um conselho dado por Silvio Santos a um jovem pretendente em um programa para encontrar uma namorada, em 1994, foi crucial para a escolha e trajetória de carreira do bauruense, de 17 anos na época. Hoje, aos 47 anos, Renato Venturini é jornalista e locutor de formação.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Renato foi um dos participantes do “Quer Namorar Comigo?”, que reunia jovens solteiros, que estavam em busca de pretendentes. Ao se apresentar na atração, teve a voz e a comunicação elogiadas por Silvio Santos. Já o possível namoro no programa não foi para frente.
“Ele disse para mim ‘você fala muito bem, vai se formar em que?’ e eu respondi: jornalismo”, lembra Renato.
Renato contou, em entrevista ao g1, que sempre foi fã do apresentador Silvio Santos, que faleceu na manhã deste sábado (17) aos 93 anos, por fazer parte da geração que cresceu junto da evolução da televisão.
“Domingo no Parque” apresentado por Silvio Santos
SBT/Reprodução
Sua primeira memória com um dos maiores comunicadores do Brasil é justamente o assistindo aos domingos no programa “Domingo no Parque”, voltado ao público infantil.
“O Silvio era a alegria das crianças da minha geração. Eu não via a hora de chegar o final de semana para assistir ao Domingo no Parque, aquele homem que presenteava as crianças, de certa forma se comunicava comigo. Eu achava o máximo, e isso foi tomando parte na minha vida”, conta Renato.
O fascínio do jovem morador de Bauru (SP) por Silvio Santos e sua emissora, o SBT, foi tanto, que Renato perdeu as contas de quantas vezes deixou o interior de SP para visitar a emissora, localizada às margens da rodovia Anhanguera (SP-330) na capital paulista.
Jornalista de Bauru sempre participava de programas do SBT em São Paulo
SBT/Reprodução
Foi durante uma dessas visitas, aos 17 anos, que o jovem conheceu Silvio Santos pessoalmente, e de quebra ganhou o grande conselho do apresentador que direcionou sua carreira (veja abaixo).
No último ano do colégio, o bauruense levou o conselho de Silvio ao pé da letra. Se formou em jornalismo e hoje trabalha como locutor, mestre de cerimônias e celebrante de casamentos.
Conselho de Silvio Santos fez locutor do interior de SP seguir carreira na comunicação
“Quando eu voltei para Bauru, pensei: olha quem falou que eu me comunico bem, o ícone da comunicação no nosso país. Decidi seguir então minha vocação como jornalista, tem um dedinho do Silvio alí”, explica Renato.
Admiração eterna
Já adulto e com carreira formada na comunicação, Renato não deixou de prestigiar a carreira de Silvio Santos.
Conselho de Silvio Santos fez locutor e jornalista do interior de SP seguir carreira na comunicação
Arquivo pessoal
Continuou participando da platéia de programas e fez amizades dentro da emissora, que o ajudou a conhecer Silvia Abravanel, uma das quatro filhas de Silvio Santos, de quem recebeu de presente um boneco colecionável do pai.
“Eu nunca deixei de acompanhar. Hoje eu até conheço alguns produtores lá, que me chamam para assistir aos programas. Esse presente eu ganhei da Silvia, uma pessoa muito bacana. Eu estava acompanhando a gravação do programa infantil dela, ela me recebeu e ganhei esse ‘Silvinho’”, conta o jornalista.
Renato ganhou uma miniatura de Silvio Santos da filha do apresentador
Arquivo pessoal
Silvio Santos morre aos 93 anos
Silvio Santos morreu aos 93 anos, neste sábado, em São Paulo, em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por influenza A (H1N1).
Silvio foi o nome mais importante do entretenimento da televisão brasileira, em especial à frente do Programa Silvio Santos, que comandou a partir de 1963. Foi, também, dono de um conglomerado bilionário criador de marcas como Jequiti, Tele Sena e Baú da Felicidade – além das emissoras TVS e SBT.
Silvio Santos, um dos maiores nomes da TV brasileira, morre em SP, aos 93 anos
Em julho, Silvio foi internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, para se recuperar do H1N1. Teve alta dois dias depois. Em 1º de agosto do mesmo ano, voltou a ser hospitalizado.
Silvio faleceu às 4h50 deste sábado (17), segundo o hospital. O apresentador deixa a viúva Íris Abravanel, com quem era casado desde 1978, seis filhas – Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata, do casamento com Íris; e Cíntia e Silvia, do primeiro casamento, com Cidinha, que morreu em 1977 -, 14 netos e 4 bisnetos.
Maior comunicador do Brasil
Senor Abravanel – nome de batismo de Silvio Santos – nasceu em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Seus pais, Alberto e Rebeca (nome que foi dado uma das filhas do apresentador), eram imigrantes de origem judaica. Foi o mais velho de cinco irmãos.
Silvio Santos morreu em 17 de agosto de 2024, por complicações causadas por broncopneumonia e influenza (H1N1)
Divulgação SBT
Silvio estudou contabilidade e, no tempo livre, trabalhou como camelô nas ruas do Rio de Janeiro, vendendo canetas e outros itens, como capas de plástico para títulos de eleitor na eleição de 1946. Usava a voz também para fazer pequenos trabalhos em uma rádio.
Em 1954, já em São Paulo, Silvio assinou o primeiro contrato fixo como locutor, na Rádio Nacional. Depois, foi chamado pelo empresário e radialista Manuel de Nóbrega para ser animador de seu programa.
Silvio adquiriu seu próprio canal de televisão 1975 – o Canal 11, do Rio de Janeiro. No ano seguinte, inauguraria a TVS e deixaria a Globo.
Silvio ganhou outras concessões e, em 1981, entrou no ar o SBT, da qual o Programa Silvio Santos era a principal atração, com quadros inesquecíveis como Domingo no Parque, Qual é a Música, Show de Calouros e Porta da Esperança.
Com carisma, bordões – “Vem pra cá, vem pra cá” e “Quem quer dinheiro?” – e domínio absoluto da plateia, Silvio chegava a fazer o programa durar mais de dez horas.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Mais Notícias