Vídeos dos animais mostram a chamada “fase aérea”. Espécie pode alcança a velocidade 30 km/h ao correr. Você imaginaria que o hipopótamo tem a capacidade de “parar” no ar? Parece estranho, mas o termo se refere à chamada “fase aérea”, que recentemente foi constatada entre esses animais.
“Se você congelar a imagem de um cavalo ou de um cachorro correndo, eles têm essa ‘fase aérea’ de alguma fração de segundo. Isso acontece com os hipopótamos quando estão muito rápidos, mas é algo bem rápido”, informou Guilherme Garbino, professor no Departamento de Biologia Animal da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Hipopótamo-comum pode pesar mais de quatro toneladas
Jean Paul / iNaturalist
A existência dessa “fase aérea” durante o trote só foi descoberta este ano, através de um estudo liderado pelo professor John R. Hutchinson, do Royal Veterinary College, no Reino Unido.
A pesquisa foi conduzida com base na análise de vídeos de dois hipopótamos residentes no Flamingo Land Resort, um zoológico e resort no Reino Unido, além de vídeos disponíveis na internet. Para isso, foram compiladas 162 amostras em vídeo de 32 indivíduos diferentes.
Uma espécie veloz?
O hipopótamo-comum (Hippopotamus amphibius), este gigante que pode pesar mais de quatro toneladas, tem uma presença imponente. Mas, ao contrário do que pode parecer, o tamanho não é um desafio quando o assunto é velocidade.
Esses animais possuem uma habilidade surpreendente quando o assunto é corrida. Segundo Guilherme, existem estimativas de que os hipopótamos corram cerca de 30 km/h na terra e 8 km/h na água.
Hipopótamo pode correr a uma velocidade de 30 km/h na terra e 8 km/h na água
Norm Herr / iNaturalist
“A musculatura e o esqueleto destes animais são feitos mais para suportar o peso do que para correr. Mas, comparado a outros grandes mamíferos, o hipopótamo é um melhor corredor. Isso tem a ver com a passada deles. Os elefantes e rinocerontes andam com as patas da frente e de trás no mesmo sentido. Os hipopótamos andam com as patas alternadas, parecido com o ‘trote’ dos cavalos”, revela.
Ainda de acordo o especialista, grandes mamíferos costumam ter membros colunares posicionados diretamente abaixo do corpo, o que favorece mais a sustentação do que a corrida. No entanto, no caso dos hipopótamos, os membros são relativamente melhores para correr.
Agressivo e fatal
Estes animais são imponentes mamíferos da ordem Artiodactyla e da família Hippopotamidae, encontrados majoritariamente na África, especialmente nas regiões Oriental e Austral.
Com pesos que variam entre 1,3 e 3,2 toneladas e medidas que vão de 2 a 5 metros de comprimento, os hipopótamos têm altura média de aproximadamente 1,6 metro.
Mamífero pode pesar até 3.200 kg e medir até 5 metros de comprimento
Norm Herr / iNaturalist
São herbívoros e podem consumir mais de 100 kg de plantas em uma noite, focando principalmente em folhas, brotos, juncos e gramíneas.
Eles parecem preguiçosos, mas são considerados um dos mamíferos mais agressivos da vida selvagem. Seus dentes viram uma arma poderosa. Quando um hipopótamo agarra alguém pela boca, não há nada que se possa fazer. Eles matam mais pessoas do que qualquer outro animal, inclusive o leão.
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente