18 de novembro de 2024

CNU: mais de 25 mil candidatos deixaram de fazer o ‘Enem dos Concursos’ no Amazonas, aponta ministério

Cerca de 56,88% inscritos no estado não foram fazer a prova, de acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos em dados divulgados nesta terça-feira (20). Escola onde foi aplicado o CNU em Manaus
Sabrina Rocha, g1 AM
No Amazonas, 25.560 candidatos desistiram de fazer o Concurso Nacional Unificado (CNU), realizado no domingo (18), em nove cidades do Amazonas. Os números foram divulgados pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) nesta terça-feira (20).
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo o MGI, esse número representa 56,88% dos 59.276 inscritos no Amazonas.
No estado, além da capital Manaus, as provas do ‘Enem dos Concursos’ foram aplicadas nos municípios de Coari, Itacoatiara, Lábrea, Manicoré, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé
No balanço nacional apresentado pelo ministério, a abstenção foi de 54,12%. Dos mais de 2,14 milhões de inscritos, apenas cerca de 970 mil compareceram nos locais onde as provas do concurso foram aplicadas.
O estado que registrou a maior abstenção no país foi o Ceará, com 59,65%. Já o Distrito Federal apresentou o menor índice de desistência: 39,28%.
Leia também:
CNU: baixe aqui os cadernos de prova do ‘Enem dos concursos’
CNU: cabe recurso contestando questões do concurso?
CNU: candidatos relatam incidente com lacre de provas em escola de Manaus
Concurso Nacional Unificado
O CNU centralizou em uma única prova os concursos autorizados para a seleção de servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal. É a primeira vez que isso acontece.
As provas, aplicadas tiveram 36 versões, ao todo, como parte do esquema antifraude. Elas estavam distribuídas entre os 8 blocos, que correspondem às áreas com vagas em jogo.
Em quatro blocos, foram feitas várias versões da prova: as questões para a área eram as mesmas, mas estavam ordenadas de formas diferentes.
Os gabaritos das provas foram divulgados nesta terça-feira (20). Segundo o cronograma divulgado pelo governo federal, no dia 8 de outubro serão divulgadas as notas finais. O envio dos títulos acontece nos dias 9 e 10 de outubro.
A divulgação da lista de aprovados está prevista para o dia 21 de novembro e o início da convocação para posse deve ocorrer em janeiro de 2025.
CNU: veja os gabaritos extraoficiais

Mais Notícias