17 de novembro de 2024

Eleições 2024: Primeiro debate em Blumenau reúne 5 candidatos a prefeito

Encontro foi promovido pelo NSC Total e pelo Jornal de Santa Catarina na tarde desta terça-feira (20). Debate em Blumenau
NSC/Reprodução
Os cinco candidatos a prefeito de Blumenau, maior cidade do Vale do Itajaí e terceira mais populosa de Santa Catarina, participaram do primeiro debate da campanha eleitoral de 2024. O encontro começou às 16h desta terça-feira (20) e durou cerca de duas horas.
A mediação foi do jornalista Ânderson Silva, da NSC, e o debate foi promovido pelo NSC Total e pelo Jornal de Santa Catarina, com transmissão exclusiva pela internet.
Participaram do debate, por ordem alfabética: Ana Paula Lima (PT), Delegado Egidio (PL), Odair Tramontin (Novo), Ricardo Alba (Podemos) e Rosane Martins (PSOL).
Quem são os candidatos a prefeito de Blumenau
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Foram convidados a participar do debate os candidatos de partidos, federações ou coligações com pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional, conforme determina a legislação eleitoral.
O debate foi organizado em três blocos:
No primeiro e no segundo, os candidatos fizeram perguntas entre si com tema livre e direito a réplica e tréplica. Em seguida, os candidatos responderam perguntas feitas pelos colunistas da NSC Valther Ostermann e Pedro Machado com base nos eixos do SC Ainda Melhor: mobilidade urbana, transporte público, atendimento em postos de saúde, educação e saneamento básico.
No terceiro, cada candidato teve 1 minuto e 30 segundos para responder qual a sua prioridade nos 100 dias de governo caso seja eleito.
Ao final, cada candidato fez sua avaliação do debate. Confira a avaliação de cada um em ordem alfabética:
Ana Paula Lima (PT)
“O primeiro debate é até para entender o que está acontecendo na cidade, do diagnóstico feito, a gente conseguiu verificar isso pelos problemas da cidade de Blumenau. Espero que essa campanha seja de uma forma fraterna, tranquila e debatendo os assuntos da cidade. E que a gente possa respeitar, enquanto candidatos, mas também aquele eleitor, aquela pessoa que está em casa e precisa a solução do seu problema. É pra isso que eu estou sendo candidata à prefeita da cidade de Blumenau.”
Delegado Egidio (PL)
“É um debate muito importante. É aquele momento que nós temos pra mostrar as nossas propostas. Para dizer que o nosso time é o melhor pra governar Blumenau, que a gente tem o que fazer na segurança, cuidando das pessoas, na educação, na saúde, ampliando o atendimento – seja no saneamento básico, no transporte público de qualidade. É assim que a gente tem construído o nosso plano de governo, e eu e a Maria Regina vamos trabalhar. A gente apresenta muitas propostas. Vamos cumprir, enquanto outros ficam apenas citando o meu nome por 22 vezes.”
Odair Tramontin (Novo)
“Eu achei muito importante, uma oportunidade que o candidato tem pra mostrar para a cidade as suas propostas, a sua qualificação, aquilo que o cidadão, que o eleitor blumenauense pode esperar de uma gestão. Aqui se mostrou que a atual administração é um modelo que já está se esgotando, a cidade pede mudança. Nós, do Partido Novo, representamos a mudança e vamos fazer Blumenau uma cidade ainda maior, com qualidade de gestão, pessoas certas nos lugares certos.”
Ricardo Alba (Podemos)
“O debate foi bom, foi propositivo, um debate de ideias. A cidade precisa ser melhorada em vários aspectos. Nós trouxemos propostas e o propósito de fazer Blumenau uma melhor cidade não só de Santa Catarina, mas do Brasil, e temos experiência para isso: já fui vereador, deputado estadual. Experiência necessária para fazer uma renovação de qualidade na prefeitura municipal. Por isso peço seu voto, vote Alba, vote 20.”
Rosane Martins (PSOL)
“Eu acho um espaço democrático, respeitoso e mostra inicialmente para os eleitores da cidade quem são os candidatos e quais são as propostas. Eu, com a minha vice Jaísa, pelo PSOL, 50, disponibilizamos para toda a comunidade no @advogadarosane, o nosso plano de governo, então você pode baixar no celular e no dia 6, vote 50 para uma cidade diversa e inclusiva”.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Mais Notícias