17 de novembro de 2024

Boa Vista tem dois candidatos à prefeitura pelo mesmo partido; entenda situação

Juízes eleitorais têm até dia 16 de setembro para julgar os pedidos de impugnação. Enquanto isso, os dois candidatos podem fazer campanha pelo mesmo partido. Catarina Guerra e Nicoletti, ambos candidatos à prefeitura de Boa Vista
Ana Cláudia Ribeiro/Rede Amazônica/Samantha Rufino/g1 RR
O União Brasil em Boa Vista tem dois candidatos à prefeitura de Boa Vista, a deputada estadual Catarina Guerra e o deputado federal Nicoletti. As duas candidaturas foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e por isso são válidas.
📲 Acesse o canal do g1 Roraima no WhatsApp
Os juízes eleitorais têm até o dia 16 de setembro para julgar os pedidos de impugnação de candidatura. Enquanto isso, os dois candidatos podem fazer campanha pelo mesmo partido.
As impugnações são ações judiciais que solicitam, à Justiça Eleitoral, o indeferimento do pedido de registro de um determinado candidato, segundo o TSE.
O nome de Nicoletti foi escolhido em convenção antecipada realizada pelo partido no dia 3 de agosto. Já a candidatura de Catarina Guerra foi uma determinação da executiva nacional do partido, anunciada no dia 6 de agosto.
Procurado pelo g1, Nicoletti afirmou que o processo de escolha da candidatura dele seguiu as regras estabelecidas pela legislação eleitoral e pelo Estatuto do União Brasil. Ele declarou ainda que existe uma “interferência indevida de grupos políticos do estado de outras agremiações partidárias” junto ao diretório nacional do partido que busca “interferir na política partidária”.
“Sigo confiante que a Justiça Eleitoral irá reconhecer o registro de minha candidatura, apesar de todos os esforços escusos empreendidos por grupos políticos de Roraima que só buscam o poder, sem pensar em projetos e ações para mudar a vida da população roraimense”, disse ele.
O g1 também procurou Catarina Guerra, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
LEIA MAIS:
União Brasil oficializa Nicoletti como candidato a prefeito de Boa Vista em convenção antecipada
União Brasil determina que Catarina Guerra seja candidata à prefeitura de Boa Vista
Os editais dos processos de ambos candidatos foram publicados no dia 13 de agosto. O prazo para impugnação dos requerimentos de registro de candidatura é de cinco dias, contados da publicação do edital relativo ao pedido de registro.
“Nesse sentido, não há uma data específica de quando irão julgar a dissidência partidária, mas a Justiça Eleitoral observará os prazos previstos na legislação de regência”, esclareceu o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR).
Disputa interna
No dia da convenção em que o deputado federal foi escolhido pelos filiados por 11 votos a seis, Nicoletti, que também é presidente do diretório estadual do partido, justificou que foi dada a devida publicidade ao processo e que todos os passos da convenção estão previstos no edital, publicado no último dia 29 de julho
“A gente tem que ficar atento ao edital. Então, se a gente não ficar atento aos editais que são publicados, não temos como questionar. O estatuto do União Brasil é bem claro: o meio de comunicação é através do edital […] Então, se por um erro ou outro da equipe dela, ela não viu um edital publicado, enquanto vários convencionais aqui, que nem são ligados ao Nicoletti, já sabiam que a convenção seria hoje, eu até me assusto que a imprensa não noticiou nada sobre esse fato”, alegou.
Na ocasião, Catarina Guerra já havia adiantado que iria recorrer ao diretório nacional e a Justiça Eleitoral, pois o nome dela havia sido escolhido pela executiva. Na ata registrada pelo diretório, o presidente nacional Antonio Rueda reiterou o posicionamento.
“A Comissão Executiva Nacional decidiu, diante da divergência sobre as possíveis candidaturas para o cargo de Prefeito de Boa Vista/RR, opor-se à candidatura do Deputado Nicoletti e ratificar a candidatura da Deputada Catarina Guerra, considerando sua forte viabilidade político-eleitoral em comparação com o outro pré-candidato do União Brasil”.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Mais Notícias