9 de janeiro de 2025

Sem governo e dominado por gangues, o Haiti mergulha novamente em crise política e humanitária

Primeiro-ministro anunciou que renunciará ao cargo. Ele não pode voltar ao país desde que as gangues dominaram as ruas. Sem governo e dominado por gangues, Haiti passa por nova crise política e humanitária
Sem governo e dominado por gangues, o Haiti mergulha novamente em uma crise política e humanitária. Há saída para um país tão conturbado?
Para entender, o repórter Álvaro Pereira Júnior entrevistou brasileiros que conhecem de perto essa parte tão pobre do Caribe (veja no vídeo acima).
O Haiti decretou estado de emergência e toque de recolher em Porto Príncipe depois que uma penitenciária foi atacada por gangues armadas. O ataque resultou na fuga de milhares de detentos e provocou a morte de 10 pessoas.
Haiti: sem primeiro-ministro e dominado pelas gangues
Reprodução
O episódio piorou a situação do Haiti, que vive uma crise política, humanitária e de segurança desde o assassinato do presidente Jovenel Moïse, em 2021.
Em 11 de março, sem poder voltar ao país por estar sob ameaça das gangues, o primeiro-ministro Ariel Henry anunciou que renunciará ao cargo. O líder de uma desses grupos, Jimmy Churrasco, diz que caberá ao povo do Haiti escolher o governante.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Mais Notícias