Design, funcionalidade e praticidade: Como escolher os melhores metais para o seu ambiente. Áreas sociais são espaços que exigem uma atenção especial na hora de escolher a melhor composição para os ambientes, especialmente quando se trata de áreas úmidas e de serviço, como banheiros, cozinha e lavanderia. Pensando nisso, os metais são responsáveis por boa parte da estética do espaço, onde torneiras, misturadores e monocomandos desempenham um papel decisivo na funcionalidade. Mas como garantir uma escolha acertada? A Panorama, rede de materiais de construção e acabamentos, oferece dicas essenciais para ajudar você a tomar a decisão certa.
Design e funcionalidade em harmonia
O design é um dos primeiros aspectos a serem considerados ao escolher novos metais. Atualmente, o mercado oferece uma ampla gama de estilos, que vão do clássico ao moderno. Para garantir que o novo metal não descaracterize o ambiente, é importante buscar harmonia entre os elementos, como louças e revestimentos. Cores e acabamentos inovadores, como preto fosco, grafite, inox escovado e dourado, estão em alta e oferecem opções para todos os gostos.
Divulgação
Além da cor, as formas e traços dos metais também devem ser cuidadosamente avaliados. A dica é optar por modelos que estejam em conformidade com a bancada, as louças, o chuveiro e acessórios, seja com versões mais quadradas, arredondadas, foscas ou brilhantes, mantendo a harmonia no espaço.
Na opinião da promotora de vendas, Bárbara Ramirez, especialista em metais da Panorama, investir em acabamentos que proporcionem um manuseio fácil e seguro, como volantes que evitam que a mão com sabão escorregue ou que a quina da torneira quadrada não seja tão pontiaguda, pode fazer toda a diferença no dia a dia. Modelos com sensor de acionamento também são uma excelente opção para quem busca ainda mais praticidade, higiene e economia de água.
Divulgação
A escolha dos metais está vinculado com o modelo da cuba e o ponto hidráulico do projeto. “Torneiras com bica alta ou com instalação na parede são ideais para cubas de apoio, enquanto aqueles com bica baixa são mais adequados para outros modelos de cubas. A distância recomendada entre a borda da cuba e a saída de água varia entre 10 e 15 cm, garantindo um fluxo de água adequado e evitando respingos indesejados”, aponta Bárbara.
Pressão de funcionamento e tipos de aquecimento
Um ponto importante que deve ser levado em conta é a pressão de água disponível na residência: se a pressão for baixa, é importante escolher metais sanitários projetados para operar eficientemente nessas condições. Alguns produtos requerem uma pressão mínima para funcionarem adequadamente, por isso é fundamental verificar as especificações antes da compra, com o auxílio do lojista ou do fabricante.
Para banheiros e cozinhas com tubulação de água quente e fria, a promotora de vendas diz que a escolha entre monocomando ou misturadores é outra consideração importante. Os misturadores oferecem a opção de ajustar a temperatura com dois volantes, também chamados de manoplas, enquanto os monocomandos permitem um controle mais simplificado, com um único comando. “Para quem não possui aquecimento solar ou a gás, uma opção é usá-los com aquecedores elétricos, proporcionando o conforto da água quente sem abrir mão do design”, orienta Bárbara.
Divulgação
Em qualquer uma das 11 lojas Panorama, em Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira e Toledo e também no e-commerce, você encontra metais das marcas Dax, Docol, Deca, Celite, Esteves, Imperatriz, Fani, Lexxa e Lorenzetti. Lembrando que, ao comprar pelo site, a Panorama entrega em todo o Brasil.
Escolher os metais sanitários certos para seu banheiro ou lavabo pode transformar completamente o ambiente, tanto em termos de estética quanto de funcionalidade. Com as dicas da Panorama, você pode garantir uma escolha inteligente, que atenda às suas necessidades e eleve o nível de conforto e praticidade do seu espaço.