17 de novembro de 2024

Alunos de escola pública do PA constroem foguetes de garrafa PET e conquistam 11 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Foguetes foram criados por estudantes do interior do Pará. Estudantes paraenses conquistam 11 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Divulgação
Um grupo de estudantes paraenses conquistou 11 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), realizada no Rio de Janeiro.
Os nove alunos são da Escola Estadual Dr. Romildo Veloso e Silva, de Ourilândia do Norte, região sul do Pará. A premiação foi entregue no último dia 15 de agosto.
A Jornada de Foguetes, a fase culminante da competição nacional, envolveu estudantes em desafios de engenharia e aerodinâmica, exigindo construção e lançamento de foguetes de garrafa PET.
Divididos em três equipes do Ensino Médio, os alunos aplicaram conhecimentos teóricos em práticas, resultando em duas medalhas de ouro e uma de prata.
Estudantes paraenses conquistam 11 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Divulgação
Na OBA, Kauan Aguiar e Jheniffer Vêncio foram agraciados com medalhas de prata, enquanto Giselly Lopes, Kauanne Silva, João Costa, Ana Moreira, Kallyne dos Santos e Wallyson da Mata receberam bronze.
Na Mobfog, João Vitor dos Santos, Emanuel Oliveira, João Costa, Weverton Santos, Luis Lima e Flávio Araújo ganharam ouro, e Elson Ferrais, Eduardo Oliveira e Jhenyfer Oliveira conquistaram prata.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Para chegar até lá, os participantes precisaram superar diversas etapas, desde a construção dos foguetes até a participação na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), demonstrando suas habilidades em engenharia e aerodinâmica.
“Toda a jornada até lá foi inacreditável, foi uma experiência única e foi simplesmente muito divertido participar de tudo aquilo. Tínhamos pouca experiência em fazer foguetes, conseguimos fazer alguns ótimos. O foguete da nossa classificação foi razoavelmente longe, pouco mais de 180 metros. Nós conseguimos trabalhar muito bem em equipe e isso fez com que todo mundo tivesse um desempenho esplêndido”, contou Emanuel Oliveira, estudante que ganhou ouro na Jornada.
Foguetes de garrafas PET
Os foguetes são todos feitos de garrafa pet, ou seja, materiais recicláveis. São divididos em 5 níveis de complexidade.
Sendo o nível 4 para o ensino médio, sua propulsão é feita através da reação química de bicarbonato de sódio e vinagre.
Na prova da OBA, os estudantes ganharam duas medalhas de prata e seis de bronze. Encerrando a participação da unidade com 11 medalhas.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará

Mais Notícias