17 de novembro de 2024

O impacto da mulher empreendedora no mercado da moda

O papel transformador que a visão feminina possui no mercado atual
Crédito: Divulgação
A mulher empreendedora precisou lutar para que alcançasse o seu lugar no mercado da moda, que sempre teve maior foco no público feminino, mas dificilmente a mulher era vista em cargos de liderança ou era proprietária das empresas. A princípio, a sua participação era reduzida à costura, que era vista como uma atividade propriamente do lar e sendo, por vezes, uma forma de complementar a renda familiar. Nas fábricas, estavam presentes em cargos de produção, como corte e acabamento. Nesse cenário, a moda apresentava uma visão frequentemente idealizada, resultando em representações estereotipadas que pouco refletiam a realidade das mulheres.
No decorrer dos anos, a moda se mostrou um fator transformador dos costumes, acompanhando as mudanças da sociedade e as conquistas das mulheres em busca de espaço e visibilidade. Na atualidade, as mulheres empreendedoras que lideram este e outros mercados redefinem o que significa ser um símbolo feminino no mundo dos negócios. Elas não estão criando apenas produtos, mas experiências que refletem a força e a resiliência feminina, inspirando outras a acreditarem em seu potencial.
Nesse contexto, as empresas fundadas e comandadas por mulheres têm se destacado no mercado ao possuírem uma compreensão mais realista das necessidades e desejos do público feminino. Além disso, ao colocarem as suas próprias experiências e valores no centro de seus negócios, elas transmitem a imagem de uma mulher real, moderna e confiante, o que inspira e influencia os seus clientes.
Um exemplo notável é Pedriane Rodrigues, mulher empreendedora que criou a marca mineira Kímika e atualmente, é a “cara” da empresa dentro das mídias sociais. Ao longo de duas décadas de existência, a empresa consolidou-se como referência em moda feminina, se tornando uma extensão do amor, das crenças e dos valores de sua fundadora, gerando identificação entre os lojistas, revendedores e clientes finais.
Pedriane trouxe para a Kímika a sua própria visão do que é ser uma mulher forte e resiliente.
“Hoje, depois de todos os meus altos e baixos, espero ser uma pessoa que leve confiança para cada cliente que veste a nossa marca, para que elas possam acreditar que nós mulheres somos capazes de superar tudo o que aparecer em nosso caminho e concretizar cada sonho!”.
A epifania que Pedriane teve ao tocar um tecido pela primeira vez guiou o nome da marca e moldou a sua missão desde então: produzir moda para mulheres como ela.

Crédito: Divulgação
Essa conexão entre empreendedora e cliente é o que diferencia a Kímika no mercado. A marca não cria apenas peças de roupa, mas também oferece às suas consumidoras uma narrativa de empoderamento e superação ao optar por campanhas com mulheres reais e com estilos únicos que protagonizam e representam a marca. E esse tipo de abordagem gera identificação e lealdade, o que impulsiona a marca a alcançar novos patamares no mercado.
Conheça a Kímika e sinta o poder da mulher empreendedora que existe por trás de cada peça da marca!

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