Michel Herdeiro Nascimento, de 51 anos, morto a tiros quando chegava para trabalhar em uma escola estadual; adolescente apreendido teria confessado crime e que tinha intenção de roubar a moto da vítima. Corpo do professor foi velado nesta quinta (22). Corpo de professor morto a tiros em frente a escola em Sumaré é velado
O velório do corpo de Michel Herdeiro Nascimento, de 51 anos, morto a tiros quando chegava para trabalhar em uma escola estadual de Sumaré (SP), reuniu familiares e amigos nesta quinta-feira (22). Eles destacaram o caráter do professor, envolvido em causas sociais, e a tristeza pela banalidade de sua morte – um homem foi preso e um menor apreendido por suspeita de envolvimento no crime.
“É revoltante, porque você vê nas imagens que a pessoa só quis a vida dele a troco de nada, não levaram a moto dele, nada. A família fica com a dor, e as pessoas que cometeram o crime, sei lá para onde vão parar”, disse Vagner Joaquim, vizinho do professor.
Vagner contou que ficou sabendo do crime logo quando retornava do serviço, uma vez que trabalha no período da noite. “Cheguei e encontrei com a filha dela, uma cena que não desejo para ninguém. Muito triste.”
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Amigo do motoclube ao qual Michel participava, Pedro Henrique Sigala lembrou do perfil solidário do professor, e como envolvia pessoas ao seu redor para o bem do próximo.
“Ele moveu um projeto com um ex-aluno de reconstruir uma casa que infelizmente acabou pegando fogo. Ele sugeriu com o motoclube junto com uma outra ação social que promoveu uma reforma para esse aluno. Foi maravilhoso, foi lindo quando nós entregamos a casa”, contou.
Moto e arma usadas no crime foram apreendidas, diz Baep
Gabriela Lamas/EPTV
Suspeitos
A Polícia Militar confirmou no final da tarde de quarta que prendeu um homem e apreendeu um menor. Com a dupla, os policiais do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (10º Baep) encontraram a arma e a motocicleta usadas no crime.
Segundo a PM, a suspeita é que a motivação do crime tenha sido patrimonial, por isso, não teria nenhum envolvimento com a atuação de Michel como professor.
O menor suspeito teria confessado o crime e relatado à PM que estava tentando roubar a moto do professor, que é de alta cilindrada.
“O próprio menor disse que não teve motivação nesse sentido (vingança), que foi um assalto em que, numa possível reação da vítima, ele se precipitou e efetuou os disparos. “, afirmou o major Roney Lima, do 10º Baep.
O PM disse ainda que o menor, a princípio, não tinha nenhuma relação com a escola, nem com o professor. De acordo com a SSP, exames foram solicitados ao Instituto de Criminalística (IC) e ao Instituto Médico Legal (IML) para auxiliar na investigação. O caso é investigado pela DIG de Americana (SP).
O crime
VÍDEO: Professor é morto a tiros em frente a escola de Sumaré
O professor pilotava sua motocicleta quando foi abordado pelos criminosos. Em uma rede social, ele contava que fazia parte do motoclube Nazarenos – Santidade ao Senhor, de Campinas (SP), onde atendia como ‘Michel da Rê’.
“Queridos amigos, faço parte do motoclube Nazarenos, uma irmandade sem igual. Realizamos passeios, louvamos a Deus e nos divertimos muito”, dizia em uma das publicações.
A escola fica na Rua Santa Clara. Imagens obtidas pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostram que a vítima se preparava para entrar no estacionamento quando dois homens, que seguiam em outra moto logo atrás, se aproximaram e dispararam.
Michel Herdeiro Nascimento, professor de história assassinado em Sumaré
Redes Sociais
O professor teve a morte confirmada ainda no local. De acordo com a PM, os suspeitos conseguiram fugir e não levaram nada. Equipes da polícia foram acionadas para o endereço e o caso deve ser registrado como homicídio.
Por meio de nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) disse que repudia qualquer tipo de violência. Informou ainda que lamenta o ocorrido e se solidariza com familiares e amigos do docente. Segundo a pasta, as aulas na Escola Estadual Wadih Jorge Maluf estão suspensas nesta quarta.
“Profissionais do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva-SP), juntamente com psicólogos do programa Psicólogos nas Escolas, prestarão todo apoio à comunidade escolar”. Por fim, afirma que a Diretoria de Ensino e a gestão escolar estão à disposição das autoridades e colaborando com a investigação.
Professor é morto a tiros em frente a escola de Sumaré
Reprodução/EPTV
Escola Estadual Wadih Jorge Maluf, em Sumaré
Marcião Silveira/EPTV
*Sob supervisão de João Gabriel Alvarenga
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Dois suspeitos são detidos por assassinato de professor na porta de colégio de Sumaré
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.