Realizada no Palácio da Justiça, a oficina proporciona aos participantes a oportunidade de criar joias utilizando materiais naturais da floresta amazônica. Oficina de biojoias na Glocal Amazônia 2024
Leonardo Matheus/FRAM
Entre as várias atividades da Glocal Amazônia 2024, a oficina de biojoias destaca a sustentabilidade e a arte, atraindo visitantes interessados em moda, meio ambiente e cultura. Realizada no Palácio da Justiça, a oficina proporciona aos participantes a oportunidade de criar joias utilizando materiais naturais da floresta amazônica.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
“Compartilhar conhecimento é extremamente gratificante para mim, porque na vida nada levamos conosco, e o que ensinamos é o que nos perpetua. O tucumã é uma semente que vamos processar para fazer um massageador, que se transformará em uma biojoia. O tucumã é amplamente usado em artefatos indígenas devido à sua durabilidade, beleza e valor cultural”, explicou Rosa dos Anjos, artista plástica.
Conduzida por artesãos e designers locais, a oficina oferece uma chance única de aprender técnicas de produção de biojoias com elementos como sementes, fibras, pedras e madeiras reaproveitadas. Os participantes podem criar suas próprias peças e aprender sobre as propriedades e significados dos materiais utilizados.
“Eu já conhecia esses produtos por ter nascido em Manaus, então essas joias têm um valor especial para nós. Embora eu veja essas peças em toda esquina, nunca participei de uma oficina como esta e não conheço bem o processo. Estou muito animada para aprender mais sobre o desenvolvimento de biojoias e me conectar com os elementos locais”, comentou Alícia Tamer, professora de inglês.
A oficina de biojoias é uma das muitas atividades da Glocal Amazônia 2024, que promove a conscientização ambiental e práticas sustentáveis. O evento, que continua até o dia 24 de agosto, oferece uma plataforma para diálogo e inovação na busca de soluções para os desafios enfrentados pela Amazônia.