Projeto UniHorta é uma iniciativa sustentável que une voluntariado e tecnologia para oferecer alimentos orgânicos a instituições sociais. A Uniodonto Goiânia, cooperativa de cirurgiões-dentistas, mantém uma horta nas dependências do Plantão 24 Horas, na capital goiana. A UniHorta é um projeto do Instituto Uniodonto Goiânia, mantida por colaboradores voluntários utilizando aquaponia, que integra criação de peixes com o cultivo de hortaliças. A iniciativa, que teve início no final de 2023, promove o engajamento da equipe e tem como resultado alimentos que são destinados a famílias que vivem em situação de vulnerabilidade.
“A UniHorta faz parte dos nossos projetos sustentáveis, reflete os princípios cooperativistas e a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança)”, destaca o diretor Administrativo e vice-presidente da Uniodonto Goiânia, Fernando Georgeo de Paula Soares. Todo mês, após a colheita, os alimentos livres de agrotóxico são encaminhados a instituições como o Centro de Reabilitação São Paulo Apóstolo (CRESPA), que recebeu alface e couve em junho. Creches e instituições que atendem crianças em tratamento de câncer também já foram beneficiadas em 2024.
Ao todo, 20 colaboradores se revezam para cuidar da UniHorta e garantir o funcionamento do sistema e o cuidado com os peixes. A equipe foi treinada em uma parceria firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “O Instituto Uniodonto Goiânia fornece os recursos necessários, mas o mérito é dos colaboradores, que demonstram total desprendimento e amor pela atividade. Imaginem um paciente em tratamento de câncer ter acesso a um alimento livre de agrotóxico. O valor é inestimável”, pontua Fernando Georgeo.
Os alimentos são livres de agrotóxico e encaminhados a instituições e creches
Instituto Uniodonto Goiânia
Eficiência ecológica – A UniHorta representa um modelo de eficiência ecológica. Instalada nas dependências do Plantão 24 Horas, no Setor Bueno, o sistema de aquaponia foi planejado para economizar água e espaço enquanto mantém um ciclo natural de reaproveitamento. Mas, para isso, é preciso manter equilíbrio na alimentação dos peixes para a recirculação da água de maneira a nutrir as folhagens. O método possibilita uma produção de alimentos mais sustentável.
A iniciativa é sustentada pelo trabalho voluntário dos colaboradores da Uniodonto Goiânia, que dedicam tempo e habilidade para cultivar uma variedade de hortaliças e vegetais. Por isso, além do impacto social, o projeto tem gerado um significativo engajamento entre as equipes, promovendo um ambiente de colaboração e apoio mútuo. E isso já serve de inspiração para outras cooperativas. O projeto já recebeu, por exemplo, a visita do diretor diretor-presidente da Uniodonto Sul MS, Edson Hiroshi.
Entre os exemplos de ações da agenda ESG, por meio do Instituto, a Uniodonto Goiânia também já possui em seu portfólio a implantação de usina fotovoltaica; coleta seletiva; uso de copos biodegradáveis e kit colaborador, visando a redução do consumo de plástico; descarte correto de medicamentos e incentivo à reciclagem.