16 de novembro de 2024

Nunes terá 6 minutos e 30 segundos no horário eleitoral; veja como fica o tempo dos candidatos à Prefeitura de SP

Propaganda no rádio e TV começa no dia 30 de agosto e vai até 3 de outubro. Pablo Marçal (PRTB) e outros cinco não terão direito à propaganda gratuita porque partidos não elegeram o mínimo de deputados federais estabelecido pela lei eleitoral. Candidatos Ricardo Nunes, Guilherme Boulos, Datena e Tabata Amaral terão tempo de TV e rádio
Fábio Tito/g1
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo divulgou o tempo que cada candidato à prefeitura de São Paulo terá para o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, que começa no dia 30 de agosto e vai até 3 de outubro. Dos 10 candidatos, apenas quatro terão tempo de propaganda (entenda mais abaixo).
O candidato que terá mais tempo será Ricardo Nunes (MDB), sendo 6 minutos e 30 segundos.
Em segundo lugar está Guilherme Boulos (PSOL), com 2 minutos e 22 segundos.
Na sequência vem Datena (PSDB) com 35 segundos e Tabata Amaral (PSB) com 30 segundos.
Já Pablo Marçal (PRTB) não terá direito à propaganda eleitoral porque o partido não elegeu o mínimo de deputados federais estabelecido pela lei eleitoral.
O mesmo ocorre com os candidatos Bebetto Haddad (Democracia Cristã), Marina Helena (Novo), João Pimenta (PCO), Altino Prazeres (PSTU) e Ricardo Senese (UP).
Como funciona o horário eleitoral gratuito
O TRE explica que a propaganda eleitoral será veiculada de segunda-feira a sábado com 20 minutos diários em rede, divididos em dois blocos de 10 minutos, tanto no rádio quanto na TV.
Também serão destinados 70 minutos em inserções diárias de 30 e 60 segundos, de segunda a domingo, entre 5h e meia-noite (veja como será a inserção de cada candidato abaixo).
Do tempo total, 10% são distribuídos igualitariamente e 90% de maneira proporcional ao número de deputados federais eleitos pelas agremiações em 2022.
LEIA TAMBÉM
Datafolha, Prefeitura de SP: veja as intenções de voto por gênero, faixa etária, escolaridade, renda, religião e voto no 2º turno de 2022
Datafolha: Boulos tem 23%, Marçal sobe para 21% e Nunes registra 19%, em empate técnico triplo na disputa por SP
No caso de coligações para a eleição majoritária, por exemplo, é considerado o resultado da soma do número de representantes das seis maiores legendas que as integram. Já para as federações, é levado em conta o número de representantes de todos os seus partidos.
É por esse motivo que Ricardo Nunes tem o tempo maior em relação aos outros candidatos devido à coligação com 12 partidos.
Veja a distribuição dos tempos do horário eleitoral:
Ricardo Nunes (MDB): 6 minutos e 30 segundos com a Coligação Caminho Seguro pra São Paulo (PP, MDB, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Podemos, Avante, PRD, Agir, Mobiliza e União Brasil);
Guilherme Boulos (PSOL): 2 minutos e 22 segundos com a Coligação Amor por São Paulo (Federação PSOL/Rede, Federação Brasil da Esperança — Fé Brasil com PT, PC do B e PV, e PDT);
José Luiz Datena (PSDB) – 35 segundos com Federação PSDB/Cidadania;
Tabata Amaral (PSB) – 30 segundos com PSB.
Veja a distribuição de inserção de campanha na programação:
Ricardo Nunes: 1913 aparições
Guilherme Boulos (PSOL): 700 aparições
José Luiz Datena (PSDB):174 aparições
Tabata Amaral (PSB): 151 aparições
Ordem de veiculação do primeiro dia
A ordem de veiculação para o primeiro dia do horário eleitoral gratuito, no dia 30 de agosto, foi definida em sorteio realizado pela 2ª Zona Eleitoral – Perdizes na última quarta-feira (21), no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
A reunião foi aberta pelo presidente do TRE-SP e desembargador Silmar Fernandes, e conduzida pelo juiz Rodrigo Marzola Colombini, responsável pelo julgamento dos processos referentes à propaganda na capital. Os juízes auxiliares Murillo D’Ávila Vianna Cotrim e Claudia Barrichello também acompanharam.
O sorteio definiu que a coligação Caminho Seguro pra São Paulo (PP, MDB, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Podemos, Avante, PRD, Agir, Mobiliza e União Brasil), do candidato à reeleição Ricardo Nunes será a primeira a veicular propaganda para prefeitura de São Paulo.
Já no horário reservado às inserções de candidatos a vereador, a primeira exibição será do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no dia 30, no primeiro bloco, das 5h às 11h.

Mais Notícias