Medicina Experience fez imersão tecnológica e humanista para estudantes do Ensino Médio Evento reuniu estudantes de diversas escolas de Uberlândia
Divulgação
Aconteceu nesta quinta-feira, dia 22, a segunda edição do Medicina Experience, iniciativa da Faculdade de Medicina de Uberlândia que levou à Casa Una, na Zona Sul de Uberlândia, centenas de estudantes do ensino médio e candidatos do vestibular de Medicina a conhecerem mais sobre o curso. Os estudantes participaram de atividades como clínicas médicas, dinâmicas de anatomia e realidade virtual, prática médica, tipagem sanguínea e oficinas de cirurgia simulada.
Isabela, Maria Clara e Maria Eduarda. Dia de conhecer mais sobre a carreira escolhida
Divulgação
Maria Clara Filgueira, aluna da Escola Estadual Messias Pedreiro participou pela primeira vez do Medicina Experience. Com as amigas Isabela e Maria Eduarda ela aproveitou a experiência para conhecer mais sobre a graduação que pretende fazer. “Eu achei um evento muito preparado. Todo mundo muito disponível e tudo bem dinâmico para atender a gente e criar a nossa experiência. Como foi totalmente na prática, deu uma noção muito boa pra gente realmente saber aquilo que quer”, disse.
Rodrigo Rosa, coordenador do Colégio Batista Mineiro, Unidade Martins com seus alunos. Informação para uma escolha segura
Divulgação
Quem está à frente da formação dos alunos do Ensino Médio considerou a experiência extremamente válida. Rodrigo Rosa é coordenador do Colégio Batista Mineiro. Para ele a dinâmicas do evento foi “muito importante, uma vez que dá ao estudante a experiência prática daquilo que ele já aprende na teoria. E quando ele consegue vincular a teoria da sala de aula com a prática que eles estão vivenciando aqui, isso consolida as escolhas que ele vai fazer para o futuro. Então isso é fantástico”.
Opinião que é compartilhada pelo professor Leonardo Cioqueta, do Colégio Drummond de Uberlândia. “Foi uma dinâmica super colaborativa. Mostraram a estrutura, mostraram a tecnologia envolvida dentro do curso de Medicina que é inovadora. A gente teve uma experiência surreal hoje com os meninos que além de colocarem a `mão na massa´, participaram de palestras em um ambiente super agradável e gostoso da gente estar”, nos contou ele.
Leonardo Cioqueta com os alunos do Colégio Drummond. “Mão na massa”
Divulgação
Mesmo alunos que ainda estão no segundo ano do Ensino Médio puderam aproveitar muito o Med-Ex. Antecipando o conhecimento sobre a graduação que pretendem cursar para uma escolha consciente. A estudante Letícia Silva Fabiano, de 16 anos, estuda no Colégio Ann-Mackenzie e só deve prestar vestibular em 2025. Mas para ela “foi extraordinário cada pontinha, cada experiência que a gente viveu aqui foi muito incrível. É como se a gente tivesse realmente no consultório médico. Para o meu sonho que é ser médica foi extraordinária essa experiência. Vou guardar para o resto da minha vida”.
Letícia Fabiano, 16 anos. “Vou guardar para o resto da minha vida”
Divulgação
Práticas conduzidas pelos alunos da FAMEU
Medicina Experience: edição de 2024 aconteceu na Casa Una
Divulgação
Uma curiosidade sobre o Medicina Experience é que todas as dinâmicas foram conduzidas pelos próprios alunos da Faculdade de Medicina de Uberlândia, integrante do Grupo Fatra. Uma forma de colocar os futuros médicos em contato cada vez mais próximo do público. Esse contato é fomentado desde os primeiros semestres do curso nas 28 extensões e estágios que a instituição possui. Para a coordenadora dessas práticas na FAMEU e do Medicina Experience, Letícia Souza, “a ação de hoje foi um sucesso porque todos ganharam. Os estudantes puderam conhecer mais de perto a formação médica para uma decisão segura na hora do vestibular. Pais e alunos puderam conhecer a Fameu e sua estrutura. E nossos alunos de Medicina puderam dialogar com o público, exercitar o atendimento a outras pessoas desenvolvendo a empatia que todo médico tem de ter”.
Letícia Souza, coordenadora do Medicina Experience. Contato com o público na formação médica
Divulgação
Vestibular FAMEU tem inscrições abertas
João Gonçalves, reitor da Fameu . Acolhimento e inovação, os diferenciais da instituição
Divulgação
Para o reitor da Faculdade de Medicina, João Gonçalves, o Medicina Experience foi a oportunidade de apresentar a instituição para os alunos que procuram a carreira médica. A instituição que teve sua primeira turma aberta em 2022, está com inscrições abertas para o vestibular 2025 que acontece no dia 22 de setembro. As provas presenciais acontecerão no campus da instituição. “Em nossos vestibulares recebemos alunos de todo o Brasil. Nossa busca é pela referência em uma formação acolhedora e também com a disponibilidade do que há de mais tecnológico e inovador para formar o médico do futuro. É muito difícil traduzir isso em palavras. Por isso a imersão feita no Medicina Experience para nós tem um significado tão importante. Ver nossos alunos lidando com o público e os alunos do Ensino Médio experimentando verdadeiras aulas de medicina, materializam nosso propósito”, disse o reitor.