16 de novembro de 2024

Entenda vendaval que arrastou cerca de 100 pessoas até pedras em Copacabana

A cidade continua com previsão de vento forte para os próximos dias, e o mais recomendado é não praticar atividades em alto-mar. Praticante de stand-up paddle rema no mar
Reprodução/TV Globo
Uma ventania pegou um grupo que fazia stand-up paddle em Copacabana de surpresa na manhã desta sexta-feira (23). Cerca de 100 pessoas foram resgatadas do mar pelo Corpo de Bombeiros e pelo menos sete delas tiveram ferimentos leves. Segundo a meteorologista Hana Silveira, os ventos devem continuar fortes nos próximos dias.
A estação meteorológica do Inmet que fica no Forte de Copacabana registrou ventos de 45 km/h, mas a especialista explica que no mar a velocidade pode ter sido maior, já que a medição é feita em terra firme. Para esta sexta (23), a previsão é de rajadas de até 70 km/h.
Hana Silveira, da Climatempo, explica que a ventania atingiu a cidade por causa da aproximação de uma frente fria – que vai despencar, novamente, os termômetros. Mesmo assim, o dia amanheceu com céu limpo e sol quente, devido a chamada pré-frontal, que faz as temperaturas se elevarem antes do frio chegar de verdade. (veja previsão completa mais abaixo)
Desse jeito, mesmo que o mar não estivesse tão agitado, os fortes ventos que começaram a atingir a cidade movimentaram as ondas e, assim, o grupo de stand-up paddle, que queria ver o sol nascer, foi pego desprevenido.
Entenda vendaval que arrastou cerca de 100 pessoas até pedras em Copacabana
O instrutor que estava com o grupo conta que eles não sabiam do alerta de vento forte. O corpo de bombeiros alerta que é imprescindível usar equipamentos de segurança.
“Para que o passeio não vire uma tragédia, precisa observar sempre a previsão do tempo, incluindo ventos e ondulações. Se estiver desfavorável, deixa para outro dia”, afirma o Major Contreiras.
O Corpo de Bombeiros e militares do Exército ajudaram nos resgates das vítimas, que estavam no mar para ver o nascer do sol. Algumas pessoas chegaram a se machucar ao bater nas pedras. Até por volta das 8h, sete banhistas precisaram de atendimento médico.
Veja no vídeo abaixo como o mar estava agitado:
Mar agitado joga banhistas contra pedras em Copacabana
Tempo virando
O tempo vai virar no Rio, e o frio volta a aparecer na cidade neste final de semana, após uma onda de calor. Uma frente fria vai fazer com que as temperaturas caiam bruscamente entre sexta, sábado (24) e domingo (25).
Nesta sexta, no entanto, as temperaturas seguem elevadas na cidade. Ao longo do dia, o céu fica claro e não há previsão de chuva. Os termômetros vão ficar entre a mínima prevista de 20°C e máxima prevista de 38°C.
Banhistas tiveram de voltar à praia pelo Forte de Copacabana
Reprodução/TV Globo
No sábado ocorre a primeira queda brusca na temperatura, com máxima de 29°C e mínima de 20°C. O tempo vai ser influenciado pela aproximação de uma frente fria no oceano. Há aumento de nuvens no céu durante o dia e previsão de chuva fraca isolada a partir da noite. Os ventos estarão moderados, com rajadas fortes.
No domingo, o tempo vai continuar sendo influenciado pela passagem da frente fria. O céu ficará entre nublado e encoberto, e há previsão de chuva fraca a moderada isolada a qualquer momento do dia. O dia ainda será bem mais frio, com máxima de 24°C e mínima de 16°C.
Bombeiro atende banhista que se feriu ao ser jogada contra pedras no Posto 6
Reprodução/TV Globo

Mais Notícias