Candidatos de Vitória, Cariacica, Vila Velha e Serra serão entrevistados entre os dias 2 e 27 de setembro, ao vivo, nos telejornais da TV Gazeta. G1 e GloboPlay vão transmitir. Urna eletrônica
Justiça Eleitoral
Entre os dias 2 e 27 de setembro, a TV Gazeta vai fazer uma série de entrevistas com os principais candidatos às prefeituras dos quatro maiores colégios eleitorais do Espírito Santo: Vitória, Cariacica, Vila Velha e Serra. A conversa com cada candidato da Grande Vitória será transmitida ao vivo também pelo Globoplay e g1 Espírito Santo.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Os candidatos da Serra, de Cariacica e Vila Velha serão entrevistados pelos apresentadores Fabíola de Paula e Mário Bonella no estúdio do Bom Dia ES, entre 8h e 8h30.
Já os candidatos de Vitória serão entrevistados pela apresentadora Rafaela Marquezini no estúdio do Gazeta Meio Dia. As íntegras de todas as entrevistas ficarão disponíveis no Globoplay e no g1.
✔️ Acompanhe a cobertura das Eleições 2024 no ES
As entrevistas seguirão a seguinte ordem:
Entre os dias 2 e 6 de setembro: candidatos à Prefeitura de Vila Velha;
Entre os dias 9 e 13 de setembro: candidatos à Prefeitura da Serra;
Entre os dias 16 a 20 de setembro: candidatos à Prefeitura de Cariacica;
Entre os dias 23 a 27 de setembro: candidatos à Prefeitura de Vitória.
Segundo o editor-chefe da TV Gazeta e g1 ES, Bruno Dalvi, as entrevistas oferecem oportunidades para o eleitor conhecer os candidatos sem nenhuma influência do marketing político.
“É um momento em que os candidatos respondem a perguntas feitas por um jornalista profissional sobre sua história, suas parcerias políticas, seus projetos para as cidades, polêmicas que, eventualmente, estejam envolvidos, entre outros assuntos. Trata-se de um raio-x da vida pública de quem pretende administrar uma cidade”, destacou Dalvi.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O editor-chefe também destacou que essas entrevistas compõem a missão que o jornalismo tem de contribuir para a democracia, propiciando que o eleitor tenha mais uma opção de informações para decidir seu voto com consciência e liberdade.
Sede da Rede Gazeta em Vitória
Vitor Jubini/Rede Gazeta/Divulgação
“Nossa missão é entregar informação isenta, ética, transparente e apartidária, valores inegociáveis de nosso jornalismo”, finalizou.
Regras para a realização das entrevistas
A TV Gazeta definiu uma série de regras para a realização das entrevistas a fim de garantir equidade entre os candidatos. As regras foram apresentadas as campanhas de todos os candidatos.
Uma delas é que as entrevistas serão realizadas presencialmente e que participarão os cinco candidatos com maior intenção de voto, sempre conforme a última pesquisa Quaest e Ipec, que serão divulgadas pela Rede Gazeta na semana que antecede à série. Não serão consideradas as margens de erro ou os décimos.
As regras também definem como serão as escolhas dos candidatos entrevistados e proíbe o uso de celulares, tablets, entre outros aparelhos durante o programa. Veja abaixo mais detalhes.
✔️ O número mínimo de entrevistados será de dois e o máximo de cinco, mesmo que dois ou mais candidatos atinjam o mesmo percentual na pesquisa. Portanto, caso apenas um candidato atenda aos critérios descritos no item acima, a TV Gazeta se reserva o direito de cancelar a entrevista, sem qualquer tipo de compensação ao candidato. Caso o número de candidatos com 5% ou mais na última pesquisa de intenção de voto estimulado do Instituto Quaest e Ipec, publicada antes do início da semana das entrevistas, seja maior do que cinco, havendo empate entre eles, o critério de desempate para determinar os cinco participantes da entrevista será o percentual na pesquisa espontânea de referência, e em caso de permanência do empate, o menor percentual de rejeição no mesmo levantamento.
📈 Para os demais candidatos que não pontuarem 5% ou mais na última pesquisa de intenção de voto estimulado e que não estiverem entre os cinco primeiros colocados na mesma pesquisa, e que estejam aptos a comparecer presencialmente, serão realizadas entrevistas gravadas de cinco minutos, aproximadamente. As conversas gravadas serão publicadas no Gazeta Meio Dia do sábado seguinte às entrevistas ao vivo.
🖥️ Todas as entrevistas ficarão disponíveis na íntegra no Globoplay e no g1 e poderão ser exibidas pela TV Gazeta em outras mídias, plataformas e programas, em seus canais, simultaneamente ou não, por quem ela autorizar em outras mídias, plataformas e programas, em seus canais, no Brasil e no exterior, simultaneamente ou não.
🙍🏻♂️ Só estarão aptos às entrevistas os candidatos que puderem participar presencialmente, no estúdio, e que não tenham qualquer impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum, para participar presencialmente. Na eventualidade de uma ausência, o candidato ausente não será substituído.
❌ Caso um dos candidatos não participe da entrevista no dia, seja por qualquer motivo, um texto informando o motivo será lido pelo apresentador do telejornal.
🚫 Se algum dos candidatos aptos, conforme critérios estabelecidos descritos, deixar de ser candidato até a data da entrevista, perderá o direito de participação automaticamente, não sendo substituído por qualquer outro candidato.
🚗 Nas dependências da Rede Gazeta, é terminantemente vedada a entrada e/ou permanência de automóveis contendo adesivos, placas, logos ou qualquer outro material de propaganda eleitoral.
📣 As imagens e o som da entrevista não poderão ser utilizados pelos candidatos na propaganda eleitoral gratuita, nem reproduzidos nos sites oficiais das candidaturas e quaisquer redes sociais, incluindo lives em qualquer tipo de plataforma, ressalvando o compartilhamento de links dos sites oficiais da TV Gazeta, Globoplay e g1.
👔 Durante a entrevista, os candidatos também não poderão usar qualquer roupa ou adereço que traga qualquer tipo de propaganda ou número de urna (incluindo, por exemplo, bottons, logo, pins e/ou adesivos), assim como não poderão exibir para as câmeras qualquer tipo de documento, panfleto, impresso ou texto, ainda que manuscrito. O candidato que infringir esta regra será interrompido pelo entrevistador e terá sua imagem e áudio imediatamente cortados.
📵 Durante a entrevista, o candidato não poderá utilizar celulares, tablets e outros similares, seja para qualquer tipo de consulta.
📺 A TV Gazeta poderá, a qualquer momento e sem qualquer tipo de compensação aos candidatos, cancelar a realização das entrevistas.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo