16 de novembro de 2024

VÍDEO: Imagens aéreas mostram devastação do fogo em Cianorte; cidade está há cinco dias encoberta por fumaça

Corpo de Bombeiros afirma que área atingida pelas chamas soma um milhão de metros quadrados – o equivalente a 140 campos de futebol. Novos focos de incêndio foram registrados na manhã desta sexta-feira (23) Imagens mostram área devastada por incêndio em Cianorte
A cidade de Cianorte, no noroeste do Paraná, está há cinco dias encoberta por fumaça em decorrência dos incêndios registrados nesta semana no município.
Imagens aéreas mostram parte da devastação causada pelo fogo. Assista ao vídeo acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas atingiram uma área de um milhão de metros quadrados próxima ao Cinturão Verde, segunda maior reserva florestal urbana do país. A metragem é equivalente a cerca de 140 campos de futebol.
A todo momento novos focos de incêndio surgem em diferentes áreas da mata, ressalta a corporação. Na manhã desta sexta-feira (23), por exemplo, bombeiros combateram as chamas em um novo local.
Ainda de acordo com a corporação, durante a madrugada vários focos foram combatidos por equipes, que continuam em pontos estratégicos para evitar que as chamas voltem novamente.
Só na quinta-feira (22), foram utilizados cerca de 500 mil litros de água na força-tarefa, que conta com o apoio de um helicóptero.
LEIA TAMBÉM:
‘Caso brutal’: Vídeo mostra suspeito de estuprar e matar mulher saindo de terreno baldio meia hora após arrastá-la para o local
Destruição: Incêndio atinge casa de shows em Curitiba
É verdade: Jovem pesca Pintado de quase dois metros no rio Ivaí: ’40 minutos de briga’
Qualidade do ar
Área afetada pelo incêndio é de um milhão de metros quadrados.
Reprodução/RPC
Desde a sexta-feira anterior (16), quando se intensificaram os incêndios no Paraná, equipes de Gerenciamento da Qualidade do Ar do Instituto Água e Terra (IAT) iniciaram o monitoramento de qualidade do ar no estado.
De acordo com o levantamento, o nível de partículas no ar tem sofrido uma elevação acima da média. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a má qualidade do ar e a exposição aos poluentes atmosféricos refletem no aumento dos casos de problemas respiratórios e cardiovasculares.
Para a natureza, uma má qualidade do ar também pode aumentar a incidência de chuvas ácidas, que danificam a vegetação e o solo.
Cianorte tem 1 milhão de metros quadrados queimados em incêndio
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais notícias da região em Norte e Noroeste.

Mais Notícias