Benefício permite que os clientes utilizem duas linhas de ônibus diferentes, pagando apenas uma passagem Vista do novo Terminal de Passageiros da Lagoa.
Sintur-JP
De acordo com dados do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), o uso do sistema de integração temporal urbana na capital paraibana registrou um crescimento de 117% entre 2020 e 2024.
Em 2020, ano em que a integração física no Terminal do Varadouro deu lugar à integração eletrônica, seguindo a tendência em todo Brasil, a média mensal de integrações temporais urbanas no transporte coletivo de João Pessoa foi de 284.294. No primeiro semestre deste ano, até junho de 2024, essa média mensal subiu para 619.035 integrações, representando um aumento expressivo de 117% em comparação com a média do período anterior.
“A integração temporal é, antes de tudo, um avanço tecnológico, o que é verificado em toda atividade. Ela significa segurança pro passageiro do ônibus e também comodidade, pois não é mais preciso se deslocar até um ponto específico, como era o Terminal do Varadouro e a mudança de um ônibus para outro pode ser feita em qualquer terminal ou em qualquer parada da cidade, dentro do tempo da integração, que é de 60 minutos. Inclusive, se ocorrer eventual erro, o passageiro pode utilizar qualquer canal de comunicação do Sintur-JP, registrar uma reclamação e ter eventual valor ressarcido”, afirmou Isaac Júnior, diretor institucional do Sintur.
Gráfico mostra crescimento no número de integrações urbanas no transporte coletivo.
Sintur-JP
Benefícios do uso da integração temporal
Desde a implementação da bilhetagem eletrônica em João Pessoa, em 2006, o sistema de transporte coletivo da capital oferece aos passageiros a integração temporal. Esse benefício permite que os clientes utilizem duas linhas de ônibus diferentes, pagando apenas uma passagem, bastando para isso, que a troca seja feita dentro de um intervalo de 60 minutos.
Atualmente, a integração no transporte coletivo é feita por meio do cartão de passagem NuBus, que é um produto do Sintur-JP, proporcionando maior conveniência aos passageiros, que não precisam mais se deslocar até um terminal físico para aproveitar a integração.
Como explica Isaac Júnior Moreira, diretor institucional do Sintur-JP, “o cartão é um terminal de integração na palma da mão, permitindo a troca de ônibus sem custo adicional dentro do período estipulado, inclusive, podendo ser integrado, com outras cidades da região metropolitana, como Bayeux, Cabedelo, Conde, Santa Rita, com desconto de 50% no valor da segunda passagem” e finalizou: “além de tudo isso, 91% dos passageiros que utilizam ônibus em João Pessoa, já utilizam o cartão eletrônico de passagem, então, todos esses passageiros já estão aptos a integração temporal”.
Com a adoção da integração temporal no Terminal do Varadouro, um outro importante ganho foi verificado naquele equipamento: no mesmo espaço, foram abrigados os passageiros do transporte metropolitano, onde há uma plataforma exclusiva para as linhas dos ônibus de Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e Conde.
A integração temporal simplifica trajetos, como o do bairro Valentina de Figueiredo ao Bessa. Usando esse exemplo, antigamente os passageiros precisavam ir até o Terminal do Varadouro, no Centro, para fazer a integração. Com a integração temporal, é possível descer em qualquer ponto da cidade, como na Avenida Epitácio Pessoa, pegar outro ônibus e completar o trajeto pagando uma única passagem.
É importante ressaltar algumas regras da integração temporal: linhas circulares não integram entre si, assim como linhas que fazem parte do mesmo terminal e ônibus da mesma linha.