Margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos. Pesquisa ouviu 910 pessoas em BH entre 20 e 21 de agosto e também avaliou impacto dos apoio de Kalil e Cleitinho.
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (23) mostra o impacto de apoios políticos na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte.
O levantamento avaliou como os apoios do presidente Lula (PT), do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do governador de MG, Romeu Zema (Novo), do ex-prefeito de BH Alexandre Kalil e do senador Cleitinho (Republicanos) podem influenciar os votos na capital mineira.
A pesquisa foi realizada presencialmente com 910 pessoas de 16 anos ou mais em Belo Horizonte, nos dias 20 e 21 de agosto, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MG-05345/2024. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
O resultado aponta que o apoio de Lula levaria 23% dos eleitores a escolher com certeza um candidato. Outros 53% não votariam de jeito nenhum em alguém apoiado pelo presidente.
Em relação a Bolsonaro, 24% dos eleitores com certeza votariam em um candidato apoiado por ele. Enquanto isso, 55% não escolheriam uma indicação do ex-presidente.
Para 20% dos eleitores, o apoio de Kalil os faria votar com certeza em determinado candidato. Para 44%, a indicação do ex-prefeito não seria opção de voto.
O apoio de Zema faria 16% dos eleitores escolher com certeza um candidato. Outros 50% não votariam em alguém indicado pelo governador.
Já o apoio de Cleitinho levaria 16% dos entrevistados a votar com certeza em alguém; 22%, talvez. Outros 50% disseram que não votariam em um candidato apoiado pelo parlamentar.
Veja todos os números:
Apoio do ex-prefeito Alexandre Kalil
Levaria você a escolher esse candidato com certeza: 20%
Talvez faça você votar nesse candidato: 34%
Você não votaria de jeito nenhum em um candidato apoiado por ele: 44%
Outras respostas: 1%
Não sabe: 2%
Apoio do governador Romeu Zema
Levaria você a escolher esse candidato com certeza: 16%
Talvez faça você votar nesse candidato: 30%
Você não votaria de jeito nenhum em um candidato apoiado por ele: 50%
Outras respostas: 2%
Não sabe: 2%
Apoio do senador Cleitinho
Levaria você a escolher esse candidato com certeza: 16%
Talvez faça você votar nesse candidato: 22%
Você não votaria de jeito nenhum em um candidato apoiado por ele: 50%
Outras respostas: 4%
Não sabe: 9%
Apoio do presidente Lula
Levaria você a escolher esse candidato com certeza: 23%
Talvez faça você votar nesse candidato: 21%
Você não votaria de jeito nenhum em um candidato apoiado por ele: 53%
Outras respostas: 1%
Não sabe: 2%
Apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro
Levaria você a escolher esse candidato com certeza: 24%
Talvez faça você votar nesse candidato: 19%
Você não votaria de jeito nenhum em um candidato apoiado por ele: 55%
Outras respostas: 1%
Não sabe: 1%
Conhecimento sobre apoios políticos
Em relação ao conhecimento sobre o apoio de cada padrinho político, 22% dos entrevistados disseram que Lula vai apoiar Rogério Correia (PT); 9%, Mauro Tramonte (Republicanos); 8%, Duda Salabert (PDT); 6%, Fuad Noman (PSD); 4%, Carlos Viana (Podemos); 1%, Bruno Engler (PL), Wanderson Rocha (PSTU), Gabriel (MDB) e Indira Xavier (UP); 1%, nenhum; e 47% não sabem.
Para 21%, o apoio de Bolsonaro será para Engler. Para 10%, ele vai apoiar Tramonte; 9%, Viana; 3%, Fuad; 2%, Correia e Gabriel; 1%, Duda, Wanderson Rocha e Indira Xavier; 2%, nenhum; e 49% não sabem.
Em relação ao apoio do senador Cleitinho, 14% dos eleitores disseram que será para Bruno Engler (PL); 9%, para Tramonte; 6%, Viana; 3%, Rogério Correia e Gabriel; 2%, Fuad e Duda; 1%, Wanderson Rocha, Lourdes Francisco (PCO) e Indira Xavier. Para 1%, ele não apoiará ninguém, e 59% não sabem.
Para 18% dos entrevistados, Kalil vai apoiar Tramonte; para 14%, Fuad Noman (PSD); 7%, Viana; 5%, Correia; 3%, Duda Salabert; 2%, Bruno Engler; 1%, Gabriel, Indira Xavier, Wanderson Rocha e Lourdes Francisco. Para 1%, ele não apoiará nenhum candidato, e 48% não sabem.
Já em relação ao apoio de Zema, 15% dos entrevistados afirmaram que será para Tramonte; 10%, para Viana; 8%, Engler; 5%, Fuad; 3%, Correia; 2%, Gabriel; 1%, Duda e Wanderson Rocha. Para 1% ele não vai apoiar ninguém, e 54% não sabem.