Evento ocorreu nesta sexta-feira (23). Espaço é uma das áreas do Gpaci que precisaram ser reformadas depois que um temporal, em janeiro deste ano. Gpaci reinaugura Espaço da Família 7 meses após temporal que causou estragos em Sorocaba
A reabertura do Espaço Família emocionou visitantes e pacientes do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) de Sorocaba (SP), hospital referência para 48 municípios da região no tratamento oncológico. O evento ocorreu nesta sexta-feira (23), sete meses depois da unidade ser alagada após temporal que atingiu a cidade, em 20 de janeiro deste ano.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Para as crianças, o novo espaço já se tornou o preferido. São 147 metros quadrados com os vídeo games, brinquedos novinhos e uma decoração pensada nos mínimos detalhes.
Reabertura de espaço é marcada por emoção no Gpaci, em Sorocaba (SP)
Reprodução/TV TEM
Esse novo ambiente dá às crianças um respiro da rotina hospitalar e a chance de viver a infância, mesmo em meio aos desafios, afinal, cuidar da mente também é fundamental para a recuperação.
“É importante ter esse tempo, é bom ter esse momento solidário”, comenta o paciente Miguel Lima.
Reabertura de espaço sete meses após alagamento é marcada por emoção em hospital de Sorocaba (SP)
Reprodução/TV TEM
“O Espaço da Família é fundamental, é acolhedor. Têm famílias que vem de longe e desde cedo já é aberto aquele espaço. É como se fosse a casa, mesmo”, acrescenta Liliane Lima, mãe de Miguel.
Miguel Lima, paciente do Gpaci, durante inauguração de espaço em Sorocaba (SP)
Reprodução/TV TEM
O local mantém uma estrutura que pouca gente conhece, a de cuidar da educação das crianças mesmo longe da sala de aula.
“Existe uma preocupação que nós temos em manter as crianças com vínculo educacional. Então, aqui, só no ano passado, foram mais de 500 atendimentos escolares. Então, as crianças vão ter um espaço para estudar, um suporte escolar, e um espaço no qual a gente pode dar um suporte”, afirma Bianca Provedel, CEO do Instituto Ronald Mcdonald.
Bianca Provedel, CEO do Instituto Ronald Mcdonald, durante inauguração de espaço em hospital de Sorocaba (SP)
Reprodução/TV TEM
“O cuidado com a saúde não é só físico, é mental também. O conforto é muito importante, a humanização é que nós prezamos aqui no Gpaci. É prazeroso ficar no Espaço da Família, que contrapõe ao atendimento médico, que sempre gera algum desconforto”, diz o empresário Cláudio Costa.
Somente neste ano, o Gpaci realizou 42 transplantes de medula óssea. Esses momentos de diversão e o suporte emocional fazem toda a diferença para que esses pequenos guerreiros atravessem essa fase.
Empresário Cláudio Costa durante inauguração de espaço no Gpaci, em Sorocaba (SP)
Reprodução/TV TEM
Solidariedade
O Espaço Família é uma das áreas do Gpaci que precisaram ser reformadas depois que um temporal, em janeiro deste ano, provocou alagamento no andar térreo e muitos prejuízos. Medicamentos de alto custo que eram usados na quimioterapia foram para o lixo, além de alimentos, equipamentos usados para fazer os exames dos pacientes e produtos descartáveis. Espaços, como o da quimioterapia, tiveram que ser realocados para não interromper o tratamento dos pacientes.
Mas com trabalho coletivo e doações, os atendimentos foram normalizados e quem passa pelo tratamento no Gpaci sabe como é se sentir realmente abraçado por esse cuidado.
“Com essa parceria que nós temos, com esse envolvimento com a população, com esse coração afetivo que todos tem, o Gpaci está recuperado. Quando a gente vê que pode dar esse acolhimento, pode dar essa sustentabilidade que a criança se sinta bem e que nem queira ir embora, isso é uma recompensa muito grande”, afirma Maria Lúcia Neiva, presidente do Gpaci.
Maria Lúcia Neiva durante reinauguração de espaço no Gpaci, em Sorocaba (SP)
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM