16 de novembro de 2024

Tênis, toca-discos e microfone de 3 metros: obras gigantes celebram a cultura hip hop em museu no RS

Inauguração faz parte da segunda edição do evento “Vem Pro Museu”, no sábado (24). Cada instalação retrata um dos elementos da cultura hip hop. Obras gigantes são inauguradas no Museu do Hip Hop em Porto Alegre
É com música, estilo e celebração que o Museu da Cultura Hip Hop RS, em Porto Alegre, inaugura três obras gigantes que celebram os elementos da cultura hip hop, em um evento neste sábado (24).
👟🎤Um tênis, um toca-discos e um microfone, cada um com cerca de três metros de altura, passam a compor o acervo ao ar livre do museu – com aproximadamente seis mil itens.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A escolha dos objetos foi feita de forma precisa. Cada um deles carrega um significado, como explica Aretha Ramos, coordenadora administrativa do museu.
“O tênis representa o breaking, que é um elemento da cultura hip-hop. E ele está todo grafitado, com uma identidade visual bem legal, uma arte de grafite que também é um elemento da cultura hip-hop, além de trazer também a temática dos MCs em um dos lados do tênis”, diz Aretha.
Tênis gigante no Museu da Cultura Hip Hop RS, em Porto Alegre
Divulgação/ Museu da Cultura Hip Hop RS
Já o toca-discos e o microfone compõem uma única obra:
“O toca-discos, com o microfone, representa o elemento MC que, por meio do rap, faz a música. E o DJ, que também é o quarto elemento da cultura hip-hop”, conta a coordenadora.
A entrada é gratuita, mas os ingressos precisam ser solicitados. A organização pede doações de alimentos e cobertores para as vítimas da enchente que atingiu o Rio Grande do Sul no mês de maio.
Toca-discos e microfone no Museu da Cultura Hip Hop RS, em Porto Alegre
Divulgação/ Museu da Cultura Hip Hop RS
O público ainda pode interagir com os objetos gigantes: é possível entrar dentro do tênis e girar em cima do toca-discos. O objetivo, de acordo com a coordenadora, é proporcionar uma nova experiência e levar o público ao museu, o primeiro da América Latina dedicado ao movimento.
LEIA TAMBÉM: Sala de grafite 3D, 6 mil itens de acervo e estufa agroecológica: conheça Museu da Cultura Hip Hop, inaugurado em Porto Alegre
“Desde o início, a ideia é eles serem instagramáveis, no sentido de trazer, aproximar o público de alguma forma. Como a gente tem um acervo muito rico, mas também limitado para o toque, o instagramável veio pra galera conseguir tocar e, a partir disso, também compartilhar nas suas redes sociais o fato de estar lá no museu, de estar tendo uma vivência no museu”, explica Aretha.
O evento
A inauguração das obras acontece durante a segunda edição do evento “Vem Pro Museu”. O local espera receber duas mil pessoas ao longo da programação, das 14h às 18h.
O Vem Pro Museu também conta com as apresentações de:
Rapper Marechal;
Grupo Revolução RS;
Lady Blac;
MC Pedrão;
Grupo Explosão;
DJ Zonattão;
DJ Marigdas;
Don X;
Joy.
Além disso, uma batalha de breaking no estilo Seven to Smoke está na programação.
Museu terá CT de breaking
Leo Zanini
O Museu da Cultura Hip Hop RS fica situado na Rua Parque dos Nativos 545, na Vila Ipiranga.
Museu da Cultura Hip Hop
Museu funciona em escola desativada, cedida pela prefeitura
Leo Zanini
Inaugurado em 2023, ano do cinquentenário do hip hop, o museu tem uma área de quatro mil metros quadrados e conta a história do hip hop gaúcho.
O espaço está aberto para visitação de quarta a domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h. As visitas podem ser feitas de forma livre durante o horário de funcionamento ou de forma agendada.
Saiba o que tem no Museu da Cultura Hip Hop do RS:
Sala “Universo Hip Hop”, com imersão com grafite e óculos 3D em realidade virtual
Salas expositivas
Atelier de oficinas
Café
Loja
Estufa agroecológica
Biblioteca
Quadra poliesportiva
CT de breaking
Estúdio
Primeiro museu do Hip Hop inaugura domingo (10) em Porto Alegre
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias