16 de novembro de 2024

Sylvia Távora, jornalista e ex-apresentadora do Bom Dia PE, morre no Recife, aos 54 anos

No mês passado, ela fez uma cirurgia para retirar um tumor no cérebro e estava internada no Hospital Português. Jornalista Sylvia Távora foi apresentadora do Bom Dia PE durante a década de 1990
Acervo/TV Globo
Morreu, nesta sexta-feira (23), aos 54 anos, a jornalista Sylvia Távora, que foi repórter da TV Globo e apresentadora do Bom Dia PE nos anos 1990. No mês passado, ela fez uma cirurgia para retirar um tumor no cérebro e estava internada há 15 dias no Hospital Português, no bairro do Paissandu, na área central do Recife.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Nascida em 20 de julho de 1970, Sylvia veio morar em Pernambuco nos anos 1990, quando trabalhou como apresentadora e repórter na TV Globo e também na TV Guararapes.
Ela havia deixado o jornalismo e nos últimos anos se dedicava à produção de joias e de acessórios sustentáveis, passando a se apresentar nas redes sociais também como como artesã e designer de sustentabilidade.
No início de julho, Sylvia participou da Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte), no Centro de Convenções de Pernambuco, onde expôs uma coleção de peças inspiradas em pássaros. Em seu perfil no Instagram, ela contou que a ideia da coleção era também uma homenagem a uma calopsita chamada Garry, que ela tinha criado em casa e “voou para o céu”.
Poucos dias depois da Fenearte, a jornalista recebeu o diagnóstico de um tumor no cérebro. Fez uma cirurgia e seguiu o tratamento com quimioterapia e radioterapia, mas precisou ser internada novamente em agosto.
Em nota conjunta de pesar, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope) lamentaram a morte de Sylvia Távora.
“Profissional das mais respeitadas, Sylvia deixa uma história pautada no compromisso da informação de qualidade, do jornalismo ético e formador da opinião pública. Nesse momento de dor e tristeza, nossas condolências para familiares, amigos e admiradores”, declararam as entidades.
Amiga de Sylvia Távora, a jornalista Karla Almeida disse que teve um choque ao saber da morte.
“É um baque, um susto muito grande. Há alguns anos ela teve câncer de mama e se tratou, estava recuperada. Era uma pessoa que amava muito a vida e falava sempre em cura. Depois que saiu do jornalismo, migrou para a criação de joias e estava muito feliz”, contou Karla Almeida ao g1, por telefone.
Karla Almeida também lembrou que Sylvia veio de Brasília morar no Recife nos anos 1990, após se apaixonar pelo marido, Jader Pedrosa, com quem teve dois filhos.
“Veio para cá depois que conheceu ele e se apaixonou; veio por causa desse amor. Era uma pessoa linda, uma voz linda. Trabalhou um tempo na apresentação e depois foi para a reportagem. Era uma pessoa que amava viver e de muita fé”, contou Karla Almeida.
O corpo de Sylvia Távora será velado a partir das 10h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife. A cremação está marcada para às 16h.
Morre Sylvia Távora, jornalista e ex-apresentadora do Bom Dia PE
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Mais Notícias