16 de novembro de 2024

Idoso conta que perdeu tudo após fogo em lixo se alastrar e atingir casas no Alemão: ‘Não sei por onde começar’, lamenta

Testemunhas falam que um homem colocou fogo em lixo. Tempo seco e vento ajudaram a espalhar chamas na vegetação da Pedra do Sapo. Idoso perdeu tudo em incêndio que se alastrou na Pedra do Sapo
O idoso que morava na casa que foi atingida por chamas no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, na tarde desta sexta-feira (23) conta que perdeu tudo que tinha e que, por pouco, não se feriu no incêndio. O autônomo Altamira Lourenço, de 65 anos, estava dormindo quando a casa começou a pegar fogo.
“Acordei sonhando que eu estava caindo em um vulcão, acordei gritando ‘socorro’ e sufocado com a fumaça. Comecei a gritar e o pessoal veio me ajudar por causa do fogo. Eu não conseguia acordar, acordei meio aéreo porque eu estava no meio do fogo”, lembra ele.
Incêndio atinge casa no Complexo do Alemão
Uendel Vinícius/Jornal Voz das Comunidades
A partir disso, moradores se juntaram e tentaram apagar o fogo com baldes de água enquanto o Corpo de Bombeiros não chegava. Mesmo assim, o incêndio consumiu aquilo que, com tanto suor, seu Altamira levou anos para conquistar.
“Perdi tudo, minha filha. Não sei o que vou fazer da minha vida. Eu nunca passei por isso. Eu não sei por onde começar. É pedir a misericórdia de Deus. A garotada veio correndo jogou água, me ajudou, senão eu teria morrido. Eu moro no morro faz tempo, por falta de dinheiro, de não conseguir pagar aluguel, construindo minha vidinha”, desabafa ele.
De acordo com testemunhas, um homem ateou fogo em um monte de lixo, mas o tempo seco e o vento ajudaram a espalhar as chamas pela área de vegetação que tem na Pedra do Sapo, comunidade do Alemão. Depois de queimar o mato, as chamas se espalharam e atingiram a casa do idoso.
Seu Altamira Lourenço perdeu tudo em incêndio no Complexo do Alemão
Uendel Vinicius/Voz das Comunidades
Bombeiros do quartel de Ramos foram acionados às 14h34 para combater o incêndio na mata. Uma hora depois, os militares pediram o reforço do quartel da Penha. De noite, o trabalho ainda não tinha sido finalizado.
A Defesa Civil foi acionada e informou que ia aguardar o fim do trabalho dos bombeiros para avaliar os danos na estrutura. Mas, segundo seu Altamira, indicaram que ele vá para um abrigo porque o concreto estava se soltando.
Nas redes sociais, moradores da comunidade fizeram uma vaquinha para ajudar o idoso a se restabelecer.
Moradores tentam controlar fogo no Complexo do Alemão
Uendel Vinícius/Jornal Voz das Comunidades

Mais Notícias