16 de novembro de 2024

E a segunda uva tinta mais cultivada na Argentina é…

Bonarda é usada em vinhos varietais e blends tintos e rosés. Argentina é Malbec e Malbec é Argentina. Essa união é indissolúvel, mas o país vizinho é muito mais rico na produção vitivinícola do que muita gente imagina. Um dos dados mais interessante diz respeito à Bonarda, que é a segunda uva tinta mais cultivada da Argentina.
Essa cepa oriunda do Piemonte, no noroeste da Itália, se tornou uma das mais tradicionais da Argentina após ter sido introduzida no país com as correntes migratórias do final do século XIX. O cultivou iniciou na região de Luján de Cuyo, nos arredores de Mendoza, onde se concentra cerca de 70% da produção nacional de vinhos.
Representando mais de 9% dos vinhedos do país, a uva Bonarda se destaca pela profundidade de cor e produz vinhos de bom corpo com aromas frutados de framboesa e sutis notas de anis. Nos blends (vinhos elaborados com mais de uma uva) aporta cor e notas frutadas. Sua boa estrutura permite que seja envelhecido em barrica.
Recentemente, muitas vinícolas descobriram o grande potencial da Bonarda para produzir vinhos varietais (elaborados com uma única uva), sobretudo pela adaptabilidade desta uva a regiões quentes. Do total cultivado na Argentina, 60% encontram-se no leste de Mendoza, zona quente situada a cerca de 700 metros de altitude.
Quer experimentar vinhos produzidos com a uva Bonarda? Conheça esses quatro rótulos argentinos que são elaborados 100% com essa variedade ou em que a Bonarda faz parte do blend.
Alambrado Etiqueta Negra Bonarda
Este vinho é elaborado com a uva Bonarda do terroir do Vale de Uco. Apresenta aromas de frutas vermelhas maduras, como cerejas, com notas de baunilha e especiarias. Em boca, é saboroso, sedoso e com taninos macios.
Amadureceu por 10 meses em barrica de carvalho francês. Harmoniza com carnes vermelhas assadas e massas com molhos de carnes.

Divulgação
Roca Bonarda/Sangiovese
A vinícola familiar Alfredo Roca elabora este belo tinto a partir de duas uvas italianas, a piemontesa Bonarda e a toscana Sangiovese (a mesma do Chianti), nos terroirs de San Rafael, aos pés da Cordilheira dos Andes. Apresenta aromas de frutas vermelhas e flores. Em boca, é seco, com taninos finos, boa acidez e equilíbrio. Indicado para massas leves.

Divulgação
Alfredo Roca Parcelas Originales Tinto de Parcela
Rótulo tinto elaborado com as uvas Malbec, Cabernet Sauvignon, Bonarda e Syrah que apresenta aromas de notas florais e frutas escuras. Vinho potente, elegante e com grande vivacidade. As uvas são cultivadas no vinhedo de Finca La Perseverancia, parcela de 2,8 hectares plantados em 1953. Amadureceu por 8 meses em barricas de carvalho americano e francês, e combina à perfeição com carnes vermelhas grelhadas.

Divulgação
Sexy Fish Rosé
A centenária vinícola Norton elabora esse rosé a partir de três uvas tintas – Malbec, Bonarda e Merlot. É um vinho fácil de beber com aromas de frutas vermelhas, como cerejas e framboesa. Em boca, é fresco e tem boa acidez. É perfeito para acompanhar saladas e pratos leves.

Divulgação
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.

Mais Notícias