16 de novembro de 2024

Glocal Amazônia reúne voluntários para limpeza do Igarapé do Gigante no Tarumã

Equipados com coletes, luvas e sacos de lixo, os voluntários embarcaram em caiaques e barcos, prontos para coletar resíduos acumulados ao longo do igarapé na manhã deste sábado (24). Atividade ocorreu na manhã deste sábado (24), no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus
Catiane Moura/Rede Amazônica
O Igarapé do Gigante, localizado no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, foi palco da última ação externa promovida pela Glocal Amazônia 2024, na manhã deste sábado (24). A Remada Ambiental da Glocal mobilizou dezenas de voluntários para uma ação de limpeza e conscientização ambiental.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A Glocal Amazonia é uma iniciativa apoiada pela Fundação Rede Amazônica que proporciona diálogos com potências de relevância nacional e internacional sobre soluções sustentáveis, inovação sistêmica, negócios de impacto, bioeconomia e outros temas essenciais para o bioma amazônico, que afetam a sociedade brasileira de modo geral.
“Eu acho que há dois pontos muito importantes nessa atividade que estamos proporcionando hoje. O primeiro, obviamente, é o objetivo final, que é limpar, tirar esses resíduos daqui e dar o destino correto a eles. Mas eu acho que o segundo é a consciência. Tenho certeza de que cada pessoa que participar daqui hoje, quando sair dessa atividade, vai pensar muito sobre onde vai jogar seu lixo”, destacou Malu Sevieri, diretora da Glocal.
Equipados com coletes, luvas e sacos de lixo, os voluntários embarcaram em caiaques e barcos, prontos para coletar resíduos acumulados ao longo do igarapé, conhecido por sua biodiversidade e que tem enfrentado problemas com o acúmulo de lixo.
A ação resultou na remoção de uma quantidade significativa de resíduos, incluindo plásticos e outros materiais, que ameaçavam a saúde do igarapé.
“Para a gente é importante essa ação porque conseguimos alcançar um grande número de pessoas e mostrar o tamanho do problema que é o descarte incorreto. É importante entender e compreender o ciclo do consumo. Você compra, você consome, mas deve descartar corretamente, não incorretamente”, destacou Jadson Pimentel, fundador da Remada Ambiental.
Voluntários participam da última atividade externa da Glocal Amazônia 2024
Catiane Moura/Rede Amazônica
Glocal Amazônia 2024
Com o intuito de colocar o bioma amazônico no centro das principais discussões sobre sustentabilidade, a segunda edição da Glocal Experience na Amazônia teve início na quinta-feira (22) e segue até este sábado (24), no Centro Histórico de Manaus.
Ao longo dos três dias do evento, foram promovidas diversas ações socioambientais, como o Drive-Thru Ambiental e as Máquinas de Coleta de Resíduos, que estiveram presentes no Largo de São Sebastião.
Em breve, a Fundação Rede Amazônica realizará um plantio de mudas para compensar o carbono produzido durante a execução do projeto.
Glocal Amazônia 2024: evento posiciona bioma no centro do debate sobre sustentabilidade
Conhecimento: Glocal Amazônia promove workshop sobre arte e mudanças climáticas
Confira abaixo a programação da Glocal Amazônia 2024 deste sábado:
Palco Glocal (Contemporâneo Eventos)
10h – G20 Social: potencializando a contribuição dos inovadores sociais
11h30 – Colaboração como estratégia de impacto sistemico
14h – A importância das vozes amazônidas no pertencimento local
15h30 – A importância da comunicação de massa na produção da sustentabilidade
16h45 – Glocal Comunidades: Amazônia urbana e a diversidade resiliente
Palácio da Justiça
10h – Yoga & Meditação
11h – Confecção de lambe-lambe
11h – Confecção de biojoias
17h – Yoga & Meditação
Palco Glow (Largo de São Sebastião)
15h – Jogos Amazônicos Sustentáveis
16h – Pintura corporal indígena
16h – Cortejo de artistas circenses
16h – Batalha de rima
16h – Feira Glocal

Mais Notícias